segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lagoa Rodrigo de Freitas


Um dos cartões postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, possui 2,4 milhões de metros quadrados e está localizada nos bairros de Ipanema, Copacabana, Gávea e Jardim Botânico. O local compõe diversos parques, como o Parque Tom Jobim, Parque dos Patins, Parque da Catacumba e o Parque do Cantagalo, onde são praticados diversos esportes.

“A Lagoa situa-se na parte da zona sul do túnel Rebouças, que liga a zona norte à zona sul e é um lugar incrível para correr, apesar da segurança razoável. O visual é fantástico, tanto das margens da Lagoa quanto do Corcovado e, com certeza, é um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro”, afirma Antônio Carlos, treinador que ministra treinos no local.

Endereço Avenida Epitácio Pessoa e Avenida Borges de Medeiros
Estado Rio de Janeiro
Cidade Rio de Janeiro
Telefone para contato (21) 2542-8080 (Riotur)
Horário de Funcionamento Livre
Entrada Grátis Sim
Estacionamento Sim. Os estacionamentos são pagos e cobram preços fixos
Sanitários Não. Porém, é possível encontrar banheiros com relativa facilidade nos postos de gasolina das redondezas
Bebedouros Não. Porém, há vendedores ambulantes que vendem água e água de coco.
Guarda Volume Não
Permitido a entrada de ciclistas Sim. Há uma ciclovia pavimentada no entorno da lagoa, com 7,5 km de extensão
Espaço para crianças Sim. No Parque dos Patins existem equipamentos destinados à recreação infantil, tais como cama elástica, piscina de bolinhas e high jump
Vestiário Não
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos Sim. Os parques em volta da lagoa oferecem aparelhos para prática de abdominais e barras de flexão.
Possibilidade para cadeirantes treinarem Sim
Segurança Sim. Por se tratar de um local público, a polícia faz rondas freqüentes


Percurso

# O percurso completo em volta da Lagoa tem aproximadamente 7,5 km (na ciclovia), com marcações de 100 em 100 metros, um diferencial excelente. Este percurso é completamente isolado do trânsito e você pode optar por fazer boa parte dele em chão de terra batida.

Dicas

# O local também é muito bom para patins e skate e, embora o treino de bicicleta fique comprometido, é possível fazer um bom passeio.

# Existe a opção do aluguel de bicicleta ou pedalinho.

# É possível tomar um café da manhã razoável nos postos de gasolina das imediações

As informações para a elaboração do guia da Lagoa Rodrigo de Freitas foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos, que ministra treinos no local.

Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria, www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato: professorantoniocarlos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário