segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pílula provoca mudanças no olfato, atrapalhando a identificação do parceiro ideal


O anticoncepcional dificulta a escolha de homens capazes de gerar filhos saudáveis

Pode acreditar: você vai reconhecer o seu parceiro ideal quando ele surgir à sua frente, e isso vai acontecer pelo cheiro. Isso é, se o seu anticoncepcional permitir. Não entendeu? A gente explica: uma pesquisa feita na Universidade de Liverpool (Inglaterra) acaba de comprovar que as mulheres habituadas à pílula têm dificuldades para perceber o cheiro do homem geneticamente perfeito.

O instinto feminino inclui uma sensibilidade olfativa especial, que as atrai para homens capazes de gerar filhos saudáveis. Mas quando fazem uso da pílula, essa capacidade cai. Os especialistas afirmam que a escolha é determinada por feromônio e, sob efeito do anticoncepcional, as mulheres não conseguem identificar o parceiro ideal.

A pesquisa realizada consistia em fazer com que as mulheres cheirassem odores masculinos e indicassem as suas preferências. A conclusão foi de que aquelas que tomavam a pílula tinham escolhas diferentes de quem não fazia uso. Já quem passava a tomar o remédio, mudava de opinião sobre uma escolha já feita.

Para o ginecologista da Unifesp, Cláudio Bonduki, isso não é desculpa para largar a proteção de lado. "Excesso de oleosidade na pele ou no cabelo, cólicas menstruais e até dor-de-cabeça podem ser tratados com pílulas", esclarece o profissional. Sem esquecer o fato de que com as melhoras feitas no medicamento, é possível tomá-lo por longos períodos, sem a necessidade de fazer pausas, como era indicado antigamente.

A boa notícia fica por conta dos cientistas que estudam a criação da pílula anticoncepcional masculina, evitando possíveis enganos na hora da escolha do parceiro ideal. Existirão duas opções básicas: as pílulas hormonais e as não-hormonais. A abordagem hormonal é, atualmente, a mais próxima da realidade e da aplicação clínica, avalia o especialista Antônio Marmo Lucon, doutor em urologia do Departamento de Urologia da Universidade de São Paulo. Neste caso, os hormônios liberados pela pílula bloqueariam temporariamente a produção de espermatozóides, sem afetar a virilidade ou sexualidade masculina , esclarece o profissional.

De acordo com a pesquisa, também foi levado em consideração que muitos relacionamentos podem acabar devido a percepção na alteração do odor, pois os cientistas acreditam que este fator é fundamental para manter acesa a paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário