quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Provas de amor



lássico que é clássico tem como 'grand finale': "E viveram felizes para sempre". Crescemos ouvindo e lendo contos de fadas e, como se não bastasse ser feliz, somos acostumadas a sonhar com o "para sempre". Quando estamos apaixonadas e acreditamos que "ele é o cara", não há quem tire da nossa cabeça que o relacionamento será eterno. Aí, qualquer prova de amor é válida!

Anel de compromisso

Como o amor nunca sai de moda, alguns símbolos são criados para atender a demanda dos casais apaixonados. Dizer "eu te amo" pode ganhar mais força se vier acompanhado de um anel, por exemplo.

Marliana Alcântara, 20 anos, achou que estava mais do que na hora de ganhar um anel de compromisso quando completou um ano de namoro. A cada aniversário juntos, muitos presentes originais, mas nem sinal do anel. Daniel, o namorado, nem imaginava a aflição da garota.

Dois anos e três meses depois do começo da relação, sem nenhuma data especial, Daniel pegou a namorada de surpresa: "A gente estava vendo um filme de terror. Ele tentava pegar a minha mão o tempo todo e eu ficava puxando. Até que ele me pediu para deitar e, quando vi, surgiu uma caixinha de veludo na minha frente", conta Marliana.

As alianças chegaram acompanhadas de belas palavras de amor e comprovaram que o romance é levado a sério: "Ainda não quer dizer que vamos nos casar. Isso nem o anel de noivado garante. Significa que a gente se ama muito e é o que importa", acrescenta.


Marliana e o namorado mostram o símbolo do amor deles (Arquivo pessoal)


Mais mimos

"Com um mês de namoro, o Thiago me deu um anel de compromisso e me pediu em casamento. Fiquei surpresa, mas entendi que o anel representava a vontade dele de casar comigo... um dia", explica Kássia Lavinas, que na época do pedido tinha 20 anos.

O namorado, Thiago Moraes, lembra que teve o "clique" depois de uma indireta da amada: "A Kássia comentou, um dia, que a mãe tinha perguntado se o anel que ela estava usando era de compromisso. Detalhe: na época, a gente estava só ficando. Acabei gostando da ideia".


As alianças de Kássia e Thiago (Arquivo pessoal)


Para Kássia, não existe um reloginho que marque a hora certa de dar, ou receber, um anel de compromisso. "Se você está apaixonada e o amor é recíproco, não tem porque esperar. Para mim, o anel é mais que um símbolo. Quando estou sem ele, parece que estou esquecendo alguma coisa", diz ela.

As demonstrações de amor do casal não param por aí. A dupla coleciona outros mimos, aos pares: pingentes em formato de peça de quebra-cabeças e camisetas de "melhores namorados do ano" são alguns dos itens que selam o compromisso dos dois.


O pingente de Kássia e a camiseta de Thiago (Arquivo pessoal)



Kássia tem uma camiseta igual à do namorado, mas na versão feminina, é claro! (Arquivo pessoal)


Bobagem ou romance?

Se alguns precisam de símbolos para representar o amor que sentem, outros têm a convicção de que só vão colocar aliança no dedo no dia do casamento – e olhe lá! "Acho anel de compromisso uma besteira. As pessoas têm mania de querer marcar território. Eu amo minha namorada e não preciso de nada para provar isso. Se ela sonhar em ganhar um anel de namoro, vai ficar querendo", revela João*, que prefere não se identificar.

Como nem todo representante do sexo masculino pensa assim, Rodrigo Mello, 22 anos, deu de aniversário para a namorada uma cesta com flores, chocolates, um cartão e um par de alianças feitas pela avó. "Quando troquei as alianças, eu tinha 19 anos e tinha a convicção de que iria durar. Depois que completamos 3 anos de namoro, minha avó pediu as alianças de volta para dar uma incrementada e elas ficaram bem mais bonitas e chamativas", conta Rodrigo.


O anel do Rodrigo, feito pela avó (Arquivo pessoal)


O que vale é o sentimento

Aos 17 anos, Carolina Medeiros optou pela cara-metade na hora de declarar seu amor ao namorado. O pingente se dividia ao meio e cada um carregava uma metade no pescoço, bem perto do coração. Como o que vale é o sentimento, no dia em que perdeu o pingente, Carolina se apressou em substituí-lo por outro antes que o namorado desse pela falta do antigo.


Arquivo pessoal


O tempo passou. O namoro acabou. Hoje aos 25 anos e com namorado novo, ela tem uma visão bem diferente do amor e das formas de demonstrá-lo: "Cara-metade nunca mais! Na adolescência, acreditamos que 'somos feitos um para o outro' e que tudo vai ser perfeito. Não acredito mais em amor eterno. Acredito na vontade de duas pessoas de fazerem o amor dar certo. Se for para sempre, melhor ainda", diz Carolina.

E você? De que forma declara ou declararia todo o seu amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário