ma boa idéia para quem quer economizar é fazer os próprios convites.
Que papel usar
Você pode comprar convites em branco, como estes. Os chamados papéis especiais são ideais para a ocasião – apesar de mais caros que o sulfite, o visual e a textura são muito mais elegantes. Os mais utilizados para convites são os tipos vergé e couché nas cores branco, creme e marfim (é mais difícil imprimir em papéis escuros).
Faça testes de impressão com sulfite para avaliar alinhamento, tamanho de letra, disposição de texto etc. Só parta para os papéis especiais quando estiver tudo ok.
Compare preços de papel vergé e outros tipos de papel especial
O que escrever
As três principais funções dos convites de casamento, segundo a consultora Vera Simão, são:
* Passar informações necessárias (noivos, data, local, horário…);
* Indicar o grau de formalidade da festa (para que as pessoas saibam o que usar);
* e servir de lembrete para os convidados.
O estilo do texto deve combinar com o perfil dos noivos e o tom da festa. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números em extenso (em vez de “2008″ , “dois mil e oito”). Para casais descontraídos, o texto segue a linha coloquial (mais informal) e pode até incluir irreverências como “Finalmente vamos casar e você é nosso convidado”.
Seja qual for o estilo, devem constar no convite obrigatoriamente as seguintes informações: nome dos noivos, nome dos pais (se estes forem os anfitriões), data, horário e local da cerimônia e da festa, se houver e endereço dos noivos (dos pais ou dos próprios, para entrega de presentes). Costuma-se usar uma frase romântica no topo. Pode ser um versículo, um poema, um trecho de uma música… O que os noivos quiserem.
Como enfeitar o envelope
Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:
* Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
* Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
* Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).
Como subscrever o envelope
O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.
* Amigos próximos: podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como “Ao querido amigo Fulano de Tal”.
* Casais solteiros: podem receber convites separados ou apenas um;
* Casais casados: “Sr. e Sra. Fulano de Tal” ou “Sr. Fulano e Sra. Fulana de Tal”. Para convidar a família toda, “Sr. Fulano de Tal e família”. Se os noivos não conhecem os cônjuges dos convidados, devem escrever “Sr. Fulano de tal e Sr.” ou “Sra. Fulana de Tal e esposo”.
Os nomes podem ser impressos no envelope, mas fica mais elegante se forem escritos à mão. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha letra bonita e disposição para ajudar. Canetas do tipo rollerball têm um ótimo resultado. Para convites tradicionais, use tinta preta; tons metálicos ou coloridos estão liberados para os mais modernos, desde que combinem com o estilo e a decoração da festa.
Dica: se quiser um convite grande, do tamanho da folha de papel, utilize os modelos “1 por folha”. Se quiser um equivalente a meia folha de papel sulfite, use “2 por folha” – neste caso, atenção na hora de imprimir: clique em “Arquivo”, em “Imprimir”, em “Propriedades” e digite “2″ em “Páginas por folha”. Para cortar os dois convites, não utilizem tesoura; o acabamento fica muito melhor se o corte for feito com guilhotina de papel ou com estilete e régua.
Os modelos de convite acima são livres para uso não-comercial desde que citada a fonte (este blog) e o nome da autora (Cíntia Costa). Entenda melhor a licença de uso clicando no ícone abaixo.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário