Espaços pequenos podem ser tão - ou mais - aconchegantes e bem decorados quanto os grandes. Basta um truque ali e outra pitada de imaginação para um quarto onde você precisa subir na cama para abrir a porta do guarda-roupa virar um espaço funcional e de bom gosto.
Por Vila Equilibrio
A sensação de lugar espaçoso é simples de se conseguir. Vanessa Martins, arquiteta e sócia do Studio Arthur Casas, de São Paulo, revela que só uma corzinha básica nas paredes, alguns espelhos e uma iluminação bem feita já são suficientes para conseguir esse efeito. "Para a sensação de amplitude, a primeira dica é trabalhar com tons claros, como o off white. Espelhos também são muito bem vindos, principalmente se forem usados como revestimento total da parede. A iluminação direcionada nas paredes claras é ideal para trazer aconchego", ensina. Além disso, ela ainda adverte que portas e janelas estejam próximas à cor das paredes, para não apresentar nenhum obstáculo visual ao ambiente.
A arquiteta Faride Elia, também de São Paulo, faz mais algumas recomendações para ampliar um ambiente, como a utilização de pé direito alto e o mobiliário claro e embutido. "Listras na horizontal ampliam a largura do espaço e verticais, a altura", indica.
A escolha correta dos móveis também é essencial para complementar o espaço. Se forem bem organizados, ajudam no efeito de espaçamento. Faride explica que o ideal mesmo é não utilizar muitos móveis, para não atrapalhar a circulação. "Aqueles mais pesados, como sofás, devem estar próximos a paredes. Poltronas leves servem para espaços menores", completa Vanessa.
Para os que curtem móveis mais escuros, com maior destaque, cuidado, por que eles diminuem um ambiente. "Procure clareá-los, optando sempre por tons claros ou pastéis, como o bege, branco, gelo e creme. Use ainda tapetes e cortinas em cores neutras e sem muitos babados ou estampas, garantindo o ambiente clean e, ao mesmo tempo, aconchegante", sugere Faride. "Peças transparentes ajudam a não poluir o ambiente. Um bom exemplo são os tampos de mesa em vidro", diz Vanessa.
Arquivo pessoal/ Faride EliaArquivo pessoal/ Faride EliaArquivo pessoal/ Faride EliaArquivo pessoal/ Faride EliaArquivo pessoal/ Faride Elia
Arquivo pessoal/ Faride Elia
* Como limpar cortina, carpete, tapete e bichinho de pelúcia
* Deixe sua mesa de trabalho mais divertida
Caso você tenha uma casa enorme, tapetes, cortinas e objetos decorativos são uma ótima pedida para ocupar o espaço. "O tapete, que deve cobrir a maior parte do ambiente, é ótimo para dar aconchego. As cortinas de linho ‘cobrem’ o espaço, sem deixá-lo com ar pesado. Investir em objetos decorativos que produzem e dão personalidade são uma boa dica, principalmente peças trazidas de viagens ou objetos de família que trazem à memória boas recordações", ensina Vanessa. Colocar cores vivas ou escuras nas paredes e nos mobiliários e caprichar na decoração com plantas - pois harmonizam e humanizam os espaços são as dicas de Faride. Em todo caso, as aparências enganam. Mas aqui valem, já que são utilizadas a seu favor.
Por Tissiane Vicentin (MBPress)
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário