terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como Identificar um Criminoso Através de Suas Tatuagens

Utilizar imagens gravadas no corpo já é um costume muito antigo entre os criminosos, servem para se identificarem e cada tatoo tem sua própria tradução.
ffffffffiii
Sepultura: O portador deste símbolo guarda um segredo muito importante, “boca fechada como um túmulo”.
Nossa Senhora Aparecida: Quando tatuada nas costas e com tamanho grande significa que o criminoso foi condenado por estupro e por isso foi violentado na cadeia.
X Pontilhado: O tatuado é um chefe de quadrilha.
Saci com Cachimbo: O dono da tatoo é traficante, na cadeia é através desta imagem que os presos identificam quem vende as drogas.
Cobra: O dono é forçado a fazer para que todos saibam que ele é um traidor.
Dragões: Ligados a máfia Chinesa, no Brasil são poucos.
São Sebastião: Nas cadeias, indica homossexualismo
Cruz com Velas no Chão: Quem possui a tatuagem é um grande assassino, mata qualquer um que atravessaro seu caminho.

Veja algumas:
Tatuagens dos Detentos
É óbvio que pessoas que estampam essas tatuagens não serão, necessariamente, criminosas, mas a incidência delas no sistema prisional é ratificada por estudos. As tatuagens, por seu caráter permanente, contribuem e muito para a identificação de criminosos. Aqui no Brasil já há até banco de dados com fotografias das tatuagens que cometedores de ilícitos possuem.


Dentro das cadeias e fora dela vale tudo para ter uma tatuagem e entrar para o mundo dos desconhecidos sinais. Quem nunca viu um emaranhado, de declarações de amor, iniciais de nomes riscados na pele, feitos com objetos pontiagudos como clipes, pregos, ponta de canetas e arames?

Desenhos cravados na pele, muitas vezes, é uma forma de estigmatizar o preso. Assumir para sempre, na própria pele, algo que é visto com desconfiança e algum temor pela sociedade, não deixando de significar, em outras formas, de o preso demonstrar uma coragem que é respeitada nas prisões, servindo para marcar aqueles que devem ser desprezados.

Nas cadeias públicas os crimes contra os costumes, como por exemplo, o estupro, é punido com tatuagens feitas à força. Os tarados são ridicularizados com pintas no rosto, informando aos demais presos, através desta marca, que o estuprador achou um “marido” na cadeia.

As imagens tatuadas nos detentos delatam traços da personalidade do criminoso e cada uma possui um significado específico. “Só quem vive no presídio ou no meio marginal sabe das informações fornecidas pelas tatuagens”, revela um detento.

Pesquisas em penitenciárias e cadeias revelaram uma forma de comunicação entre os presos, as imagens e seus significados, desde a figura de uma mulher acompanhada do nome, passando pela religião com a imagem de Nossa Senhora até a identificação do crime com uma caveira apunhalada, ou ainda, um pênis tatuado à força nas costas ou nas nádegas do presidiário que cometeu um estupro, ou ainda, uma pinta marcada no rosto e nas mãos, aliás, muito usada nos meios prisionais.

Nas cadeias públicas as tatuagens são codificadas na pele, revelam segredos que os detentos não gostam de falar, mantendo a lei do silêncio. O desenho de uma estrela de cinco pontas indica o autor de homicídios; três sepulturas significam que o detento tem o corpo fechado e guarda segredos como um túmulo.

A tatuagem da imagem de uma santa possui dois significados importantes, indica o crime de latrocínio praticado pelo preso, ou ainda, o arrependimento do crime praticado; um desenho de cruz nas costas é o símbolo do bandido que mata, se vinga; os assassinos de policiais gostam de marcar a pele com uma caveira traspassada por um punhal.

A pistola na perna traduz ser o preso um latrocida; uma borboleta indica um indivíduo que não aceita ficar preso e que sempre tentará a busca da liberdade, como também pode indicar sua opção sexual.

Como se fossem uma patente, quanto maior o número de pontos, mais alta a periculosidade do criminoso, sendo assim: um ponto na mão direita indica ser o marginal um batedor de carteira; dois pontos na mão indicam ser um estuprador; três pontos em forma de triângulo significam estar envolvido com o crime de tóxicos; quatro pontos formando um quadrado informa que o indivíduo pratica o crime de furto; já cinco pontos identifica ser um praticante do crime de roubo com violência.

Essas são as mais comuns principalmente nos bandidos considerados “pé de chinelo” que não tem dinheiro para ir a um “tatuador”, mas um ponto em cada extremidade de uma estrela, diz na linguagem criminosa que o bandido desta tatuagem pratica crimes de homicídio, e ainda, vários pontos formando um “x”, indicam que o tatuado é chefe de quadrilha ou líder de determinada facção criminosa.

Durante uma revista de rotina, em uma das seccionais da Região Metropolitana de Belém, dos 29 presos custodiados o DIÁRIO observou que 27 tinham algum tipo de tatuagem no corpo. Questionados do significado pela reportagem ninguém quis falar, mas os policiais militares, que faziam a revista, notaram que as “tatuagens criminosas” estão no dia-a-dia dos presos e muitos fazem este emaranhado de sinais sem saber o significado.

É bastante comun vermos presidiários e ex-detentos usando tatuagens. Essas marcas muitas vezes, são uma forma de comunicação, denúncia, ou identificação pessoal e de personalidade daqueles que já estiveram atrás das grades. Muitas tatuagens e gírias podem sofrer variações de uma região para outra. Veja algumas tatuagens e seus significados: (Clique nas imagens para ampliar)

Um comentário:

  1. Foi massa esse blog a parada é sinistra maluco.. e as formas de tatuagem mano e seus significados são irados... e

    ResponderExcluir