sexta-feira, 13 de novembro de 2009

guia turistico rio de janeiro

Guia Céu Azul de Copacabana: Rio de Janeiro

Pontos de turismo tradicionais:

Corcovado: O Morro do Corcovado certamente é a maior atração da cidade. Situado a 710 metros acima do nível do mar, o morro sustenta a estátua do Cristo Redentor, um dos mais conhecidos monumentos do planeta. A estátua, que mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas, foi inaugurada em 1931. Para chegar ao terraço principal, o visitante tem que subir 222 degraus íngremes ou se utilizar da escada rolante e dos elevadores com vista panorâmica. A subida até o topo do Morro Corcovado, pode ser feita pelo trenzinho que sobe por uma estrada de ferro, uma das mais antigas do país, inaugurada em 1884 por D. Pedro II. Rua Cosme Velho 513, Cosme Velho - tel. 2558-1329 (9h-18h).

Pão de Açúcar: O Pão de Açúcar é outro cartão postal mundialmente conhecido. Para se chegar ao topo (396 m), o visitante sobe num teleférico envidraçado, em duas etapas. A primeira vai até o Morro da Urca (220 m) e a segunda até o Morro do Pão de Açúcar. A extensão do percurso de 1.330 metros é feita em 6 minutos. Lá de cima pode-se observar a mais bonita vista da Baía de Guanabara, do Centro da cidade e também de Niterói. Av. Pasteur 520, Urca - tel. 2541-3737 (8h-22h) --- Do alto do Morro da Urca é possível fazer vôos panorâmicos de Helicóptero. Mais informações nos telefones: 2542-7895

Praia de Copacabana: Conhecida como a Princesinha do Mar, Copacabana é uma síntese da cidade do Rio de Janeiro. No verão e, principalmente, nos fins de semana o número de freqüentadores aumenta consideravelmente. Vale a pena visitar o Forte de Copacabana no Posto 6, palco de eventos históricos do Brasil e sede do Museu Histórico do Exército.

Maracanã: Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é o maior templo do futebol mundial. O Brasil perdeu aquela Copa, mas ganhou um palco digno de qualquer jogo e espetáculo. Dentro ainda há o Museu do Esporte onde são exibidas preciosidades como a camisa 10 da Seleção Brasileira que pertenceu a Pelé. Vale a pena conferir a programação de jogos para assistir alguma partida de futebol. Algumas empresas oferecem ingressos e o serviço de translado para o estádio e acompanhamento dos jogos. Informe-se na recepção do seu hotel. Rua Professor Henrique Rabelo, portão 18, Maracanã.

Pontos de turismo interessantes:

Teatro Municipal: Inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal foi inaugurado em 1909 e sempre abrigou os maiores espetáculos do país. A arquitetura do teatro impressiona com suas arcadas de mármore e vitrais importados da Europa. Outro destaque é o pano de boca pintado pelo italiano Eliseu Visconti, que retrata figuras célebres como Rembrandt, Wagner e Carlos Gomes. Verifique a programação e aproveite o espetáculo. Praça Floriano, Centro.

Confeitaria Colombo: Inaugurada em 1894, a Colombo é local marcante da alta sociedade carioca do início do século XX. A decoração antiga e o serviço de chá continuam sendo uma grande atração. Rua Gonçalves Dias 32/36, Centro. A Confeitaria Colombo tem uma filial no Forte de Copacabana, sem a decoração tradicional, mas com ótimo serviço de chá e guloseimas.

Mosteiro de São Bento: O Mosteiro de São Bento foi construído pelos Beneditos (1617-1669) e é um marco do barroco brasileiro. Ele foi erguido pelos monges Beneditos. Seu interior é rico e magnífico. Destaque para as grades de jacarandá feitas por Frei Domingos da Conceição entre 1698 e 1706 e os painéis da capela principal, pintados entre 1663 e 1700. Aos domingos realiza-se uma famosa missa acompanhada pelo canto gregoriano dos monges beneditinos. Para assisti-la, é aconselhável chegar com 30 minutos de antecedência. Rua D. Gerardo 68, Centro.

Outros pontos de turismo: Igreja N.S. da Candelária, Igreja da Glória, Museu de Arte Contemporânea, Catedral Metropolitana e Paço Imperial.

Praias do Rio de Janeiro que deveriam ser visitadas:

Além da praia de Copacabana aconselhamos uma visita à tradicional praia de Ipanema e à belíssima praia da Barra da Tijuca. Em Ipanema, o melhor trecho é entre os postos de salvamento 10 e 9. O posto 9 é ponto de encontro do público alternativo e hippie. Na praia da Barra, que se estende por diversos quilômetros, há vários trechos muito bonitos. O ponto da moda é na altura da Barraca do Pepe, ponto de encontro de esportistas e pessoas bonitas.

Resumo dos principais museus:

Museu Nacional de Belas Artes (MNBA): O MNBA abriga as mais importantes exposições da cidade e ocupa o prédio onde desde 1908 funcionou a Academia de Belas Artes. Seu acervo de 14 mil peças é exposto de forma rotativa e apresenta obras de todas as fases da pintura brasileira. São quadros de Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall e outros. Entre os estrangeiros, obras de Debret, Boudin, Picasso e Rodin. Av. Rio Branco 199, Centro.

Museu Histórico Nacional: As 300 mil peças são muito interessantes e contam a história do Brasil, desde seu descobrimento até a proclamação da República. Destaque para as maquetes em marfim da família imperial. Praça Marechal Âncora, Centro.

Museu Histórico da República: O Palácio do Catete serviu como sede da Presidência da República de 1897 até 1960, quando foi transformado em museu. Seu acervo conta a história da República com destaque para o ex-presidente Getúlio Vargas, que lá se suicidou. Rua do Catete 153, Catete.

Museu Chácara do Céu: Localizado em Santa Teresa, possui um acervo com cerca de 8 mil peças entre pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Destaque para obras de Matisse, Modigliani, Monet, Dali, Picasso, Di Cavalcanti e Portinari. Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa.

Museu de Arte Moderna (MAM): Inaugurado 1958 com projeto arquitetônico de Affonso Eduardo Reidy e paisagístico de Burle Marx, o MAM abriga ótimas exposições de arte. Destaque para obras de artistas brasileiros. Av. Infante D. Henrique 85, Parque do Flamengo, Centro.

Quinta da Boa Vista: O Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista era a residência escolhida pelos imperadores do Brasil Império. Hoje é museu nacional e jardim zoológico. Acervo fixo: 10.000 peças distribuídas por 3800 m2. Entre estes o fóssil de um bicho preguiça gigante, peças egípcias, louças orientais e peças dos imperadores do Brasil. Na Quinta da Boa Vista.

Museu de Arte Contemporânea: Seu maior destaque é o próprio prédio projetado por Oscar Niemeyer. Além de um acervo com 600 obras de arte concretista, possui também uma inigualável vista para o Rio de Janeiro. Mirante da Boa Viagem, Boa Viagem, Niterói.

Museu Histórico do Exército: O belo forte está localizado no final da Praia de Copacabana (lado Ipanema). No museu estão expostas peças de artilharia e infantaria de épocas diversas. Há também um acervo fotográfico e bibliográfico. Destaque para a belíssima vista sobre Copacabana.

Guia de Compras:

Vestuário feminino e masculino em geral: Nos três principais shopping centers da cidade, o Barra Shopping, o Rio Sul e o Fashion Mall. O Barra Shopping é o maior de todos, o Fashion Mall é shopping da elite carioca e concentra as melhores (e mais caras) marcas, enquanto o Rio Sul geralmente tem as melhores ofertas.

Grifes de biquínis: As diversas lojas de biquínis tem várias filiais na cidade. Citaremos somente uma filial de cada loja. Para saber sobre outras filiais da mesma grife, informe-se na recepção de seu hotel. As melhores grifes de biquínis do Rio de Janeiro (e do Brasil) são: Lenny (Fashion Mall), Rosa Chá (Fashion Mall), BumBum (Fórum de Ipanema), Rygy (Rio Sul), Companhia Marítima (Fashion Mall).

Souvenirs e lembranças da cidade:
Livro de fotografia Rio de Janeiro - Hans Donner (isbn: 85-87467-15-8): 114 páginas com belíssimas fotos do Rio de Janeiro. Acabamento de luxo. A venda nas melhores livrarias e pontos de turismo da cidade.
Livro Rio de Janeiro 110 Colorfotos (isbn: 85-87467-03-4): Livro de fotografia com 110 fotos do Rio de Janeiro e legendas explicativas em diversos idiomas. Excelente custo benefício. A venda nas melhores livrarias e pontos de turismo da cidade.
Mapa Colormap do Rio de Janeiro: Este mapa, todo desenhado a mão, contém os pontos de turismo da cidade, museus, hotéis, fotos e muita informação. A venda nas melhores livrarias e pontos de turismo da cidade.
Cartões Postais Panorâmicos da Editora Céu Azul de Copacabana: Os melhores postais da cidade. Belíssimas fotos e qualidade de impressão inigualável. A venda somente em pontos selecionados (Livrarias da Travessa, Pão de Açúcar, Estação de trem do Corcovado no Cosme Velho, Letras e Expressões de Ipanema, Cafés Finos Aeroporto, Laselva Aeroporto, Maracanã).
Kit de quatro pôsteres do Rio de Janeiro: Pôsteres do Rio de Janeiro com qualidade sem igual. Os quatro pôsteres são: 1.Corcovado, 2.Pão de Açúcar, 3.Corcovado com Pão de Açúcar, vista aérea, 4.Corcovado no pôr-do-sol, vista aérea. A venda nas melhores livrarias e pontos de turismo da cidade.

Artesanato: Existem dois ótimos locais para se comprar artesanato no Rio de Janeiro. A Feira Noturna na Praia de Copacabana e a Feira Hippie em Ipanema (somente aos domingos).

Jóias e pedras preciosas: A mais famosa joalheria do Rio de Janeiro e do Brasil e a H. Stern. Há diversas filias pela cidade, mas a loja principal, onde também há um museu, fica na Rua Garcia Dávila esquina com Visconde de Pirajá, em Ipanema.

Dicas de Restaurantes:

Três locais no Rio de Janeiro onde há uma grande concentração de ótimos restaurantes: Baixo Leblon (destaque para Pizzaria Guanabara, Seu Martin, Sushi Leblon, entre muitos outros). Rio Design Barra (destaque para a famosa Pizzaria Fiameta, entre muitos outros). Down Town (neste shopping ao ar livre, na Barra da Tijuca, há dezenas de restaurantes, muitos com música ao vivo).

As melhores churrascarias da cidade:
Churrascaria Porção Rio's: Ótima qualidade e uma vista deslumbrante sobre o Pão de Açúcar. Aterro do Flamengo (021) 3461-9020
Churrascaria Porção Ipanema: A churrascaria dos famosos, freqüentada por artistas e jogadores de futebol. Ótimo padrão. Rua Barão da Torre, 218 – Ipanema
Tel: (21) 3202-9150.
Churrascaria Oásis São Conrado: A melhor carne do Rio de Janeiro. Estrada do Joá, 136 - São Conrado Tels. (21) 3322-3144 / 3322-2883.


A melhor pizza da cidade:
Pizzaria Caprichosa: Faz uma pizza fora do comum, com ingredientes importados da Itália. Filiais em Ipanema (rua Vinícius de Morais), Copacabana (rua Constate Ramos), Jardim Botânico (Rua Maria Angélica) e Barra da Tijuca.
Pizzaria Fiameta: Pizza excelente, tendo ótimo custo benefício. No Rio Design Barra.
Pizzaria Guanabara: A pizzaria mais tradicional do Rio de Janeiro, ponto de encontro de jovens e boêmios. Baixo Leblon. Avenida Ataulfo de Paiva, 1228 Leblon - 2294-0797.

Restaurantes famosos e sofisticados (e caros !!!):
Antiquários: Este restaurante português é um dos melhores da cidade. Destaque para a excelente comida e o ótimo atendimento que se completam. Tem excelente adega. Rua Aristides Espínola 19, Leblon (tel. 2294-1049).
Cipriani: Considerado por muitos o melhor italiano da cidade. Some isto ao ambiente com bela vista para a piscina do Copacabana Palace. Destaque para o ótimo atendimento. Av. Atlântica 1.702, Hotel Copacabana Palace, Copacabana (tel. 2548-7070).
Satyricon: Excelente em todos os sentidos. Artistas estrangeiros como Madonna e Mick Jagger já saborearam sua cozinha, especializada em frutos do mar. Rua Barão da Torre 192, Ipanema.

Este Guia é um oferecimento de:



Livro Rio de Janeiro 110 Colorfotos
Livro Brasil 110 Colorfotos
Livro rio de Janeiro - Hans Donner - Edição de Luxo

Esportes:

Surfe: Existem vários pontos no Rio de Janeiro muito apropriados para a prática do surfe. Deve-se porém ser muito cauteloso, pois as correntes marinhas são perigosas. Há muitos casos de afogamentos. Os locais indicados para o surfe são: Praia do Arpoador, Barra da Tijuca (em frente ao condomínio Barra Mares), Prainha e Grumarí. Em dias de ressaca, quando as ondas chegam até quatro metros de altura, o melhor ponto é próximo ao Mirante do Leblon. Copacabana geralmente não apresenta boas ondas para o surfe.

Asa-delta: O Rio de Janeiro conta com uma das melhores e mais seguras rampas para a prática da asa-delta. A rampa de partida fica na Pedra Bonita em São Conrado e o pouso é feito na praia do Pepino, também em São Conrado. Diversas empresas oferecem a prática de vôo duplo para interessados. Alguns telefones: Asa Delta - Hang Gliding Tour: (21) 2422-6531 / Deltaflight: (21) 2575-8626 (Telefones selecionados no site da Riotur - empresa de turismo do Rio de Janeiro - www.rio.rj.gov.br)

Kitesurf: O ponto oficial para a prática do kitesurf no Rio de Janeiro fica na Barra da Tijuca, próximo a Praia do Pepê.

Windsurfe: O ponto oficial para a prática do windsurfe no Rio de Janeiro fica na Barra da Tijuca, pouco após a Praia do Pepê. No local há uma hangar de madeira onde os praticantes guardam o seu material.

Mergulho: Existem diversas empresas no Rio de Janeiro que oferecem mergulho. Uma destas é a Diver’s Quest Rua Maria Angélica, 171/110 - Jardim Botânico. (21) 2266-4041 / (21) 2286-2513.

Bicicleta, Patins e Skate: Todos os domingos e feriados as auto estradas da orla do Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon) ficam interditadas para o trânsito, tornando-as ideais para as praticas de bicicleta, skate e patins. Há serviços de aluguel de bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário