sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Uniban deve explicar expulsão de aluna

Uniban deve explicar expulsão de aluna
Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - 12 de Novembro de 2009

Milton Flávio (PSDB) protocolou na manhã do dia 9/11, na Assembléia Legislativa, um requerimento à Comissão de Educação convidando a direção da Uniban " Universidade Bandeirante, a prestar esclarecimentos à comissão a respeito dos fatos que culminaram com a expulsão da estudante Geisy Villa Nova Arruda.

A estudante foi hostilizada dia 22 de outubro por cerca de 700 colegas ao usar um vestido curto nos campus da Uniban de São Bernardo do Campo, onde cursa turismo, e acabou expulsa.

Para Milton Flávio " que é Professor de Medicina na UNESP de Botucatu e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Diversidade " a expulsão foi exagerada e demonstra uma intolerância inaceitável contra o gênero feminino.

"Esta jovem pode ser estigmatizada pelo resto da vida por sua sensualidade. Nem na época da ditadura medidas tão céleres foram tomadas nas universidades. Hoje, a Uniban está mais para Taliban. Só falta exigir burca daqui para frente", finalizou o deputado.

miltonflavio@al.sp.gov.br

Autor: Da assessoria do deputado Milton Flávio










Reitor da Uniban revoga expulsão de aluna

Seg, 09 Nov, 07h33

O reitor da Universidade Bandeirante (Uniban), Heitor Pinto Filho, decidiu no início desta noite anular a expulsão da aluna Geisy Arruda, de 20 anos. A expulsão foi decidida pelo Conselho Universitário (CONSU) da instituição na última sexta-feira e divulgada ontem. A aluna foi hostilizada, em 22 de outubro, por alunos após usar minivestido nas dependências da instituição. O assessor jurídico da reitoria da instituição, Décio Lencioni Machado, informou que a decisão foi tomada pelo "reitor, como pessoa física".
PUBLICIDADE

Amanhã, a Uniban concederá uma entrevista coletiva onde o vice-reitor Ellis Brown explicará as motivações da universidade em voltar atrás na decisão de demitir a aluna.

A estudante de turismo sofreu assédio e ameaças de agressão no dia 22 de outubro, quando cerca de 600 estudantes a cercaram, com gritos e ameaças. Ela teve de ser escoltada para fora do câmpus de São Bernardo pela Polícia.

Na sexta-feira, depois de concluir uma sindicância interna, a Uniban decidiu expulsar Geisy "por entender que ela foi responsável, que provocou a situação com sua atitude". No domingo, um comunicado da instituição foi publicado em jornais da capital informando sobre a expulsão.

O texto afirmava que Geisy frequentava "as dependências da universidade em trajes inadequados e que indicam uma postura incompatível com o ambiente da universidade". A instituição alega que ela foi avisada "constantemente sobre a inconveniência de seus trajes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário