quarta-feira, 30 de setembro de 2009

IBEJI


IBEJI
São os orixás-crianças, filhos gêmeos de Oxalá e Iemanjá, associado a São Cosme e São Damião. Simbolizam a dualidade: a alegria e a tristeza, o masculino e o feminino, o fim e o recomeço. Protegem os seres humanos durante a infância.

Os filhos de Ibeji são criativos e geralmente contam com o amparo de Oxalá ou de Xangô.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ======
IBEJIS (ERÊS)
Conta a lenda que os Ibejis são filhos paridos por Iansã e jogados nas águas. Osun os abraçou e os criou como se fosse seus filhos. Todas as casas de candomblé têm por obrigação cultuá-los e tratá-los bem.
Eles são confundidos por muitos como Orixás malucos, mas na verdade eles são crianças e como tais são muito difíceis de perdoar, pois são muito radicais. Eles exigem que cada um faça as coisas mais certas possíveis, o que faz com que as pessoas os temam.
O seu culto é obrigatório, assim como o de Esú, pois eles comandam as forças positivas das casas de candomblé. Dizem os mais velhos que só existe uma pessoa feita em Ibeji no Brasil e está na Bahia. Na África os Ibejis são indispensáveis em todos os cultos, sempre. Eles são respeitados como Orixás de frente e estão sempre ao lado dos Orixás como a semente da fruta. Na África não precisa se esperar o dia 27 de setembro para comemorá-los, lá são cultuados no dia-a-dia como qualquer outro Orixá. Eles não perdem grande coisa, seus pedidos são pequenos, pois o mais importante para eles é serem lembrados e cultuados.
O que o Orixá faz, os Erês podem desfazer, mas o que os Erês fazem nenhum Orixá desfaz. Eles se consideram os donos da verdade.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ====
IBEJI, Orixás Gêmeos protetores das crianças e da família. Vestem-se de azul, rosa e verde. São representados por dois bonecos gêmeos ou duas cabacinhas. Seu dia é domingo e sua saudação é "Omi Beijada!" Embora possa ocorrer, são raros os filhos de Ibeji. Essa energia infantil, geralmente se manifesta com o orixá do iniciado. Mesmo sendo adulto, quando em "estado de erê", o iniciado torna-se brincalhão, irreverente, cheio de energia e aparenta ser mais jovem. Adoram festas, música e dança.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ====
IBEJI
DEUSES DA ALEGRIA E DA PUREZA
SAUDAÇÃO: IBEJI OMÓ OLÓRUM OU IBEJI ERÓ!
DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA, DOMINGO.
CORES: DIVERSAS, AS MAIS UTILIZADAS VERMELHO, BRANCO, AZUL E AMARELO.
DOMÍNIO: TUDO QUE NASCE. (NASCER DE RIOS, BROTOS DE PLANTAS, nascer de novas vidas, ETC.)
AXÉ (FORCA EMANADA): CRESCIMENTO E FORMAÇÃO DE TUDO QUE É NOVO. dualidade da vida, da justica do mundo.
ADORNO: NÃO TEM.

IBEJIS SÃO DIVINDADES GÊMEAS INFANTIS, É UM ORIXÁ DUPLO E TEM SEU PRÓPRIO CULTO, OBRIGAÇÕES E INICIAÇÃO DENTRO DO RITUAL. DIVIDE-SE EM MASCULINO E FEMININO,(GÊMEOS) . Em Oyó cultua-se como erês ligado a qualidades de xangô e oxun. popularmente conhecido como xangô e oxun de ibeji.
Os orixás gêmeos protegem os que ao NASCER PERDERAM ALGUM IRMÃO (GÊMEO), OU TIVERAM PROBLEMAS DE PARTO.
EM ALGUMAS CASAS DE CANDOMBLÉ E BATUQUE SÃO REFERIDOS COMO ERÊS (CRIANÇAS) QUE SE MANIFESTAM APÓS A CHEGADA DO ORIXÁ chamados de axé erês ou axêros.
EM OUTRAS SÃO CULTUADOS COMO XANGÔ E OU OXUM CRIANÇAS.
PORÉM NA VERDADE SÃO ORIXÁS INDEPENDENTES DOS ERÊS.
POR SEREM GÊMEOS, ESTÃO LIGADOS AO PRINCÍPIO DA DUALIDADE E DE TUDO QUE VAI NASCER, BROTAR E CRIAR.

ARQUÉTIPOS: JOVENS, BRINCALHÕES, IRREVERENTES E ENÉRGICOS. MESMOS OS ADULTOS FILHOS DESTE ORIXÁ, POSSUEM CARACTERÍSTICAS INFANTIS.

============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ====
IBEJI

LENDAS:
Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orunmilà que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, orunmilà resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

LENDAS:
Iansã e Xangô tiveram dois filhos gêmeos. Só que, quando eles ainda eram pequenos, houve uma epidemia que matou muitas crianças do povo, e um dos gêmeos morreu.
Os pais ficaram desesperados e Iansã, como é amiga dos Eguns, resolveu pedir sua ajuda. Esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia morrido, vestiu-o e enfeitou-o como se fosse para uma festa e colocou-o no lugar de honra da casa.
Todos os dias ela colocava uma oferenda aos pés da imagem e conversava com ela como se fosse seu filho vivo. Comovidos com seu amor pela criança, os Orixás fizeram a estátua viver e Iansã voltou a ter seus dois filhos.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= =====
Ibeji
É a representação da continuidade, sintetizada pela criança; é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade de todo o ser humano. Indica e nos faz compreender que todas as coisas em todas as circunstâncias tem dois lados e que a justiça só se efetiva se as duas medidas forem pesadas e os dois lados ouvidos.
Estabelece o equilíbrio na divisão da igualdade e indica a importância de tudo quanto está associado a começar, nascer, brotar. Sua energia se volta para fortalecer o que está sendo gerado, para dar vitalidade ao que acabou de nascer, para abençoar e proteger a gestação de gêmeos e/ou seu nascimento, para equilibrar e abrandar situações de tensão.
Ibejis são a espontaneidade, o sorriso aberto, a sensibilidade mas aflorada em tudo do bom e de bonito não deixando de ser a força mística que protege e fortalece.

Cor: Seqüência de 8 cores (branco, vermelho, verde, rosa, azul, amarelo, dourado)
N°: 8 Dia da Semana: Sábado
Rege: Útero e feto em desenvolvimento.
Banho: Alecrim, camomila e arruda.
============ ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========= ========
ORIXÁ ÍBÉJÌ

Ibejis são divindades gêmeas infantis, é um orixá duplo e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do ritual. Divide-se em masculino e feminino - gêmeos.

Por serem poucos cultuados, e quase não haver iniciados e iniciadores no Brasil, poucas nações conhecem os segredos do culto dos mesmos.

Sendo que no batuque, respondem e possuem filhos, principalmente aqueles que ao nascer perderam algum irmão (gêmeo), ou tiveram problemas de parto. Em algumas casas de candomblé e batuque são referidos como erês (crianças) que se manifestam após a chegada do orixá, em outras são cultuados como xangô e ou oxum crianças. Porém na verdade são orixás independentes dos erês. Por serem gêmeos, estão ligados ao princípio da dualidade e de tudo que vai nascer, brotar e criar.

Estereótipo de Íbéjì

Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconseqüente, nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas - tudo, enfim, que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinadas e possessivas. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, à vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em torno de si a princípios simplistas como "gosta de mim - não gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com certa facilidade. Ao mesmo tempo, suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, sociais e das festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário