segunda-feira, 7 de setembro de 2009

História do stockcar


Stock Car: 30 anos

O dia 22 de abril de 1979 pode ser considerado um marco na história do automobilismo brasileiro. Nesta data aconteceu a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A
criação da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma categoria de Turismo que unisse, para os padrões da época, desempenho e sofisticação.


Um regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competições internacionais. A primeira prova contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros. A pole position da estréia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta. Ele fez o tempo de 1min23s00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.


Na época, Ingo Hoffmann retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula-1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. O piloto, doze vezes campeão da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.


Nestas temporadas aconteceu um sem número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de emoção. Nesses anos todos foram centenas de corridas pelos autódromos do Brasil. A grande consagração da categoria aconteceu em 1982, quando duas provas foram realizadas no Autódromo de Estoril, em Portugal.


A temporada de 2005 também entrou para a história da Stock Car. Além de a categoria ter se tornado multimarca - pela primeira vez os Mitsubishi-Lancer correram ao lado dos Chevrolet-Astra, no dia 30 de outubro, 40 carros da Stock Car V8 realizaram uma inédita corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. Foi uma rodada ao lado da TC2000, a principal categoria argentina que no mês de julho tinha corrido em Curitiba. O Autódromo Oscar Gálvez recebeu um público de 70 mil pessoas. Giuliano Losacco foi o vencedor da prova com Mateus Greipel em segundo e Luciano Burti em terceiro lugar.


Em 2006, além de a corrida da Argentina ter sido mantida no calendário, a Stock Car V8 recebeu a terceira marca. O Volkswagen-Bora passou a ser a carenagem de dez carros da principal categoria do automobilismo da América Latina. O veterano Ingo Hoffman venceu a última etapa do ano em Interlagos e completou cem vitórias na carreira. O piloto Cacá Bueno conquistou seu primeiro título na categoria, após três vices-campeonatos seguidos.


O ano de 2007 ficou marcado pela concretização de um sonho: a entrada da quarta marca, a Peugeot com seu 307 sedan. Além disso, a Stock Car ganhou um novo nome. Nasceu a Copa Nextel Stock Car com uma premiação milionária: R$ 3,5 milhões em prêmios distribuídos para as três categorias ao longo da temporada. A Nextel, patrocinadora oficial do evento, também introduziu o Prêmio Velocidade para o piloto que fizer a volta mais rápida. Cacá Bueno sagrou-se bicampeão da categoria com uma etapa de antecedência em uma temporada emocionante.


Dois mil e oito ficou marcado pela realização da Corrida do Um Milhão de Dólares, premiação inédita no automobilismo nacional. Visando a segurança, o grid de largada teve uma diminuição no número de participantes, passou de 38 para 34 carros alinhados. Outra novidade foi a chegada da Goodyear como fornecedora oficial dos pneus da Copa Nextel Stock Car, que até 2007 eram fornecidos pela Pirelli. Ricardo Maurício sagrou-se o grande campeão, Marcos Gomes disputou o campeonato até a última etapa e terminou como vice campeão.


Neste ano, a implantação do novo carro é o destaque da Copa Nextel Stock Car. O modelo JL G-09 representa muito mais profissionalismo, competitividade e segurança para a principal categoria do automobilismo nacional. Outra novidade é que apenas 32 carros compõe o grid de largada.

Nesses anos todos aconteceram várias trocas de carenagens. Veja as mudanças da categoria desde o início:

Opala – 1979 a 1986
Carenagem Caio/Hidroplas – 1987 a 1989
Protótipo Opala - 1990 a 1993
Omega – 1994 a 1999
Vectra – 2000 a 2003
Astra Sedan - 2004
Astra Sedan e Mitsubishi Lancer – 2005
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora - 2006
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan - 2007
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Peugeot 307 Sedan - 2008
Vectra, Peugeot 307 Sedan - 2009

Stock Car Light, atual Copa Vicar

Em 1993, foi criada a Stock Car Light com o objetivo de facilitar o acesso dos estreantes à Stock Car. Alguns pilotos passaram pela categoria, entre eles: Giuliano Losacco, Cacá Bueno, Thiago Marques, Carlos Col (hoje diretor-presidente da Vicar, organizadora da Stock Car), Mateus Greipel, Luis Carreira Jr., Diogo Pachenki, Pedro Gomes, Guto Negrão, Alceu Feldmann, Nonô Figueiredo, David Muffato, entre outros.

Em 2003, aconteceu a troca dos Ômega pelos mais modernos Astra. Na temporada de 2004, os Stock Light ganharam os motores V8 com menos potência do que os Stock da categoria principal: 350 cavalos contra 450 HP. Em 2008, a categoria foi renomeada para Copa Vicar.

Stock Jr.

Criada em 2006 para receber jovens saídos do kart que buscavam iniciar em categorias de turismo, a Stock Jr. também tem como objetivo alcançar pilotos experientes que não se profissionalizaram. Os carros têm motor Yamaha com 130 cavalos de potência e câmbio sequencial de cinco marchas. São 12 provas que pontuam para o campeonato, e desde o ano passado, o carro não pode mais ser dividido por dois ocupantes. Tudo foi feito para a Stock Jr. ser uma categoria barata; os mecânicos são da própria JL, empresa gerenciadora da Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário