quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Barbie vai virar filme



Rolling Stone


Boneca, que comemora 50 anos em 2009, já tematizou 16 desenhos animados, mas este será seu primeiro filme com atores


A Barbie, que completou cinquentenário em março, vai virar filme, após acordo entre Universal e Mattel, produtora do brinquedo.

A boneca, com alegados 99% de reconhecimento global, nunca gerou produção com personagens em carne e osso, apesar de já ter sido tema de 16 desenhos animados, que saíram direto em vídeo e venderam 75 milhões de cópias, segundo a Mattel. "A marca não estava preparada para um filme", contou à revista Variety Richard Dickson, do alto escalão da companhia.

"Nos últimos dez anos, a Barbie passou de brinquedo para se transformar em propriedade intelectual. Já tivemos sucesso estrondoso na indústria do entretenimento", o executivo atestou o poder de fogo da boneca no ramo. "Fizemos shows e sinfonias ao vivo, e outras formas não-tradicionais de entretenimento. Temos uma loja-conceito em Xangai [China]. São várias as formas para nos comunicarmos com a audiência da Barbie."

Ainda sem filme e elenco definidos, o filme terá produção de Laurence Mark, que tem no currículo Eu, Robô, Jerry Maguire - A Grande Virada e a cerimônia do Oscar deste ano.

Globalmente, a Barbie (o batismo veio de Barbara, filha de Ruth Handler, criador da marca) encabeça a lista de popularidade na indústria tradicional de brinquedos, de acordo com a Mattel. "[Ela] pode ser a garota mais popular do mundo, e sempre foi uma figura maravilhosamente motivadora, então devemos ter orgulho", disse Marc Shmuger, presidente da Universal. A boneca de plástico costuma ser julgada pelo modelo estético irreal acoplado a essa "figura maravilhosamente motivadora", exercendo influência negativa sobre o público infantil, segundo seus críticos.

No primeiro semestre, a Mattel acordou com a Universal filme baseado em outra linha de brinquedos, Major Matt Mason. O papel, na época, foi associado a Tom Hanks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário