segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Significados das Tatuagens

Nem todas as tatuagens possuem um significado concreto, o significado pode ter uma conotação pessoal e fugir da esfera do misticismo, estigma ou crença criado em cima de determinadas formas, outros por mais que tentamos dissimular sempre trará com sigo uma imagem que pode ser positiva ou negativa. Para não se tatuar algo que possa ter uma conotação às vezes negativa é sempre bom dar uma pesquisada, também gostaria de deixar claro que as informações contidas aqui são meras sugestões colhidas alguma na propia Internet outras que tomei conhecimento ao longo dos meus 25 anos de envolvimento nesse universo da tatuagem, o mais importante é se decidir o que se quer tatuar e fazer uma breve pesquisa a respeito do tema em questão. Um fato muito importante é quanto a nomes em "Chinês" ou qualquer outro idioma que seja representado por ideogramas e formas sinuosas, podemos citar a escrita "Árabe" e a tão conhecida escrita Chinesa, tenha certeza da tradução correta, a credibilidade de quem esta fazendo a tradução ou simplesmente sugestionando é muito importante, para não cairmos na mesma situação que nosso amigo aqui , veja essa reportagem de uma tragicomédia Veja a reportagem na integra!





Águia
Em todos lugares, para amantes de liberdade a habilidade da Águia para voar silenciosamente aos topos de montanhas e descida rápida em vales faz isto o símbolo de de um espírito livre.

Em mito e lenda, a Águia era o Sol Deus, era o símbolo de poder espiritual e coragem, destemido como o trovão e o raio, mas quando mostrada em imagem com uma cobra, simbolizava conflito.

Como o leão é o senhor da terra, assim a Águia é no ar suprema é um dos símbolos favoritos de líderes, guerreiros, e imperadores, não só em terra mas nos reinos espirituais, como também, para a Águia é o epítome de velocidade, luz, agilidade, e poder representou tudo que seja majestoso e nobre, os reis e imperadores incluíram isto por muito tempo em seus brasões era tido como o símbolo de força suprema.

Em lenda escandinava, a Águia era o pássaro associado com o deus, Odin, e representou sabedoria e luz, os gregos e persiano consagraram a águia ao sol, os egípcios antigos, a Águia era o pássaro sagrado conhecido como ‘Ah ', e para os copta como ‘Ahom '.

Para o Druids na Europa, a Águia era o símbolo de “A vigilância” a toda poderosa dos reinos mais altos os guerreiros astecas tiraram força do pássaro mais poderoso nos céus, enquanto o imperador vestia-se com suas penas, no México velho, a Águia era o deus da vegetação, na cultura americana nativa, (índios americanos) a águia é o Thunderbird, Pássaro do Trovão e acredita-se que suas penas levam orações para Gerar Sol, a mulher (índia) dava ao homem uma pena de águia como um símbolo de segurança, orgulho, e amizade na relação.




Anjo

Mensageiros alados aparecem em várias religiões como intermediantes entre os mundos espirituais e materiais, aparecem freqüentemente na religião islâmica e particularmente na fé cristã.
A palavra anjo vem do grego ' aggelos', significando o mensageiro. Anjos fazem aparecimentos freqüentes na Bíblia Cristã, não só como mensageiros de Deus mas também entregando a proteção dele ou castigo. Anjos agem como o intermediante de Deus.

Símbolos próximo associado com anjos em arte incluem trompetes, harpas, espadas, cetros e varas. Normalmente são retratados anjos como homens jovens com asas e halos, representando a divindade. A representação de anjos como Cupido são feitas por meninos jovens ou bebês.

Como forma de tatuagem, um anjo é um símbolo de devoção, espiritualidade e fé e significa uma relação com Deus. Um anjo pode ser pretendido como uma figura de orientação e proteção.



Ankh Egípcia
A vida eterna e glória

O Ankh - chave ou cruz egípcia, é um símbolo muito antigo, e acredita-se representar a vida eterna, e ser um amuleto protetor.
A segunda versão tem asas insinuando um desejo de "sempre voar alto".




Borboleta

Uma das escolhas de desenhos de tatuagem mais populares para mulheres, a Borboleta revela a influência feminina na cultura da tatuagem. Por causa da curta existência da borboleta, muitos povos antigo viram isto como emblemática do impermanente.

O Simbolismo a Mitologia e Significado da Borboleta como Desenho de Tatuagem

Poucas imagens são mais populares no mundo da tatuagem do que a borboleta. Sejam representadas livres na natureza ou pousada em uma flor, a beleza e o significado da tatuagem de borboleta continua insuperável. Poucos disputam o esplendor na simetria, cor e forma desses desenhos criativos. A trajetória da borboleta começa no verão e é igual em todo o mundo, são milhares de tipos diferentes, assim como a andorinha, algumas espécimies aparecerão no céu e em peregrinação atravessarão o pacifico para lançar seus ovos e dar inicio a seu ciclo vitalício e transformação de ser o mais belo de todos insetos, não podemos esquecer que quando a eclosão dos ovos são simplesmente lagartas. Esta é a magia da sua perseverança e a mensagem em sua capacidade de se transformar.

Borboletas como desígnio de tatuagem são desenhos mais populares do que flores, animais, dragões, fadas ou qualquer outro motivo. Estas incríveis criaturas conseguem cativar a nossa imaginação e têm atraído inúmeros indivíduos que decoram permanentemente a sua pele. Talvez seja a infinita variedade de cores e padrões que as tornem tão populares. Talvez seja a forma brilhante e bonita de suas asas que mostram um flash de cor à medida que vooam e dançam e nos transmitem a leveza e liberdade que só ela consegue nos passar.Se você escolher uma borboleta para ser tatuada na parte inferior das costas ou uma pequena no tornozelo a concepção da borboleta terá sempre o mesmo sentido. A forma e a simetria das borboletas têm inspirado tatuagem artistas e ilustradores para criar uma incrível variedade de desenhos surpreendentes. Borboletas possuem tanta personalidade como as pessoas que optam por tatua-las.

Fadas e Borboletas

Borboletas são muito associadas a fadas, pois geralmente emprestam sua asas a elas em outras vezes podemos ver a associação de borboletas em tatuagem, desenhos, pinturas, fotografias e ilustrações borboletas e fadas andam sempre juntas.
Crianças e adultos possuem grande fascinação em desenhar isso não ocorre meramente pela simetria das asas e sim pela sua caleidoscópica beleza. Ao escolher a sua borboleta como o desenho de sua tatuagem, você pode considerar que ela simboliza a declaração que você está fazendo, ou o que ele está dizendo sobre você. Devido à sua beleza temporária e a dramática transformação de lagarta para borboleta, a imagem da borboleta tomam muitos significados diferentes. Para a maioria das pessoas representam a mudança e crescimento. O mistério de mudanças na forma de uma lagarta para uma borboleta, durante o tempo em que esta no casulo provocou histórias e mitos que são tão variadas e interessantes como os padrões que elas vem exibir. Bem como representa metamorfose, borboleta como desígnio de tatuagem pode representar liberdade, a existência de vida, vida após a morte, e de amor divino. A diversidade do simbolismo da borboleta na tatuagem é infinita.

Aqui estão apenas alguns exemplos das centenas de mitos, folclore e significados simbólicos em torno da borboleta e como símbolo na tatuagem.

Em mitologia grega, Psique foi representada em arte com asas de borboleta. Está em toda parte a alma aerotransportada a lagarta que emerge de seu casulo, transformada de um ser inexpressivo a uma entidade aérea, é a metáfora clássica. Culturas diversas olharam na Borboleta como um símbolo de transformação e regeneração em outros povos as almas eram levadas pela Borboleta da terra para céu, ou em alguns casos era acreditado que era as almas que estavam voltando a terra.

Deusas borboleta emergiram em lugares como como Minoan Crete e Toltec no México acreditavam que algumas destas deidades eram a personificação de certas borboletas, e foi considerado como símbolos de beleza, amor, flores, e os espíritos do morto também eram vistas como os protetoras das mulheres que morreram em parto e guerreiros que morreram em batalha uma das deidades da Borboleta no México antigo era a deusa guerra.

No Japão, a Borboleta, pronta para voar significa estar livre de seu feitiço depois de um longo no casulo ja com esparramando sua marca asas novas, é um símbolo popular para meninas jovens representa emergindo da beleza, com a intenção a considerar mudança jovial, não traumática muito comum nessa fase da vida.

Os indígenas americanos as tem como um emblema de orientação em mudança.

Na China, é ainda um símbolo popular de felicidades matrimoniais e harmonia conjugal.

Na Alemanha, o avistar de uma borboleta pode ser considerada como um prenuncio de nascimento.

As borboletas na cultura Maya descrevem como espíritos dos mortos se disfarçar quando retornam à Terra.

Dizem que está vindo chuva no oeste da Pensilvânia quando a “Chrysalis” (espécime de borboleta) paira sobre as partes inferiores dos ramos.


Borboletas também podem representar abundância. Os índios Navaho e Apaches e até tribos da pré-históricas no México associavam a imagem das borboletas a colheita de verão. Os Hopi “Clan Borboleta” possuíam uma dança cerimonial chamada "Bulitikibi”, ou Dança da Borboleta, como um apelo para que os deuses lhes dessem uma boa colheita.

Borboletas foram também conhecidas como o símbolo das bruxas, devido à sua inerente capacidade transformadora e da magia. Os Sérvios vêem a borboleta como a alma de uma bruxa porque muitos anjos medievais possuíam asas de borboleta, em vez de penas.
Artistas por vezes incluem borboletas para adicionar um toque feminino ao trabalho artístico.

Borboletas são a metáfora clássica de transformação e derradeira liberdade, bem como a impermanência e fragilidade.

Estes são apenas alguns exemplos das centenas de metáforas, mitológicas e simbólicos significados da borboleta como desenhos de tatuagem. Estamos continuamente adicionando mais significados para essa lista. Considere todos esses significados quando você for escolher a borboleta como um ornamento para a sua pele.

Porem a Borboleta para seus admiradores significa o mistério de natureza e a riqueza de imaginação humana.




Carpa
A lenda diz que, a Carpa, tinha que atinguir a fonte do Huang Ho (Rio Amarelo), que atravessa todo o continente chinês, na época da desova, sendo necessário nadar e saltar vales cheios de cascatas até à montanha Jishinhan.
Diz-se que se a Carpa conseguir subir pela cascata Longman Falls (Portão do Dragão), ela se transformará em dragão. Em tatugens a carpa a subir significa força para alcançar os objectivos, determinação em superar um obstáculo, e a descer significa que os objectivos foram alcançados. Na mitologia diz-se que as Carpas sobem o rio para se tornarem dragões, e somente na volta podem ter aquela cara de "mau" como os dragões.



Coração

Coração é um padrão de desígnio de tatuagem clássica, a tatuagem de coração, é um símbolo universal do feminino, freqüentemente usado como uma expressão de amor romântico.

Tatuagens de coração foram bem populares durante o século passado, coração tatuado com pergaminhos e nomes dentro eram muito populares por membro das forças armadas eles geralmente levavam nomes de familiares que serviam para acompanhá-los em viagens perigosas nos conflitos e também uma lembrança constante para o qual eles estavam lutando.

O coração com a escrita "Amor só de Mãe" é um ícone da tatuagem o coração é o símbolo eterno de amor, romance, e a mesma força dentro de tudo na vida do ser humano.

Tatuando-se um coração sugere que ele reja a fonte de verdade e amor, pode se também tela como símbolo de amizade, coragem, laços românticos, ou qualquer expressão emocional neste símbolo.



Coração com Punhal

O Coração com punhal ou coração apunhalado, a propia imagem traduz o significado dessa figura, esta relacionado a algum fato da vida que trouxe muita magoa ou até mesmo que foi uma ocorrência de natureza trágica, como a morte de um ente querido.


Essa imagem foi largamente usada no inicio da tatuagem artística, e hoje é muito representada no estilo "New School" onde os ornamentos decorativos traduzem com enfazê o que o adornado pretende com a exposição do desenho em questão, uma mão segurando o coração e também apunhalada, por exemplo, mostra uma cena que foi feito algo para que esse fato trágico não acontecesse, já uma mão segurando o punhal representa a convicção de que tal fato tinha que acontecer e o não arrependimento de ter ocorrido, como se a mão estivesse assassinando determinado sentimento.


Dragão
O dragão é um clássico da tatuagem um dos motivos mais, popular para homens e mulheres, essa influencia vem da cultura oiental, precisamente da japonesa e chinesa. Estes lagartos gigantescos, alados são rememorativos as criaturas pré-históricas se assemelham aos dinossauros que vagaram a milhões de anos na terra, o fato é que ele pode ter existido fora da imaginação humana também.

O dragão representa os elementos beneficentes e malévolos, isso depende em qual parte do mundo ele é representado, exemplo claro disso é nossa cultura que tem o dragão como um símbolo do negativo, clara evidencia disso esta na imagem de São Jorge matando o dragão que representa o ser malévolo e assim se saído soberano na batalha vencida do bem contra o mal.

a China, estas criaturas mitológicas eram o símbolo do sobrenatural e de poder imperial, residindo nos reinos divinos, eles eram freqüentemente representados com imagens ao redor de nuvens e trovão, assim se tornaram as deidades de chuva para os agricultores. Como uma criaturas de formas inconstantes, se tornaram mitos e lendas de cultura chinesa, é dito que o dragão é o antepassado de pessoas chinesas, no Japão, foi feita uma reivindicação semelhante quando um certo imperador declarou que ele era um descendente direto de um dragão poderoso e imortal. Não é surpreendente que a imagem do dragão apareça nos roupões dos imperadores, enquanto significando os poderes protetores do dragão como também o poder temporal do imperador.

Os Dragões representam os quatro elementos, conseqüentemente as histórias e mitos de dragões tem ralações com Ar, Água, Terra e Fogo, cada um destes dragões elementares tiveram características sem igual. Além dos dragões elementares havia também dragões especiais sem mito, lenda ou conhecimento, dragões que vigiavam tesouros ou dragões que eram encarregados com tarefas especiais tais como resolver problemas particulares, tais como os orixás de nossa cultura.

Lendas japonesas e mitos formavam a imagem dos dragões e tiveram nas Pérolas de que eles segurava, a representatividade de serem os guardiões da sabedoria e outras jóias ou artigos com propriedades mágicas que carregaram grande poder a esses que possuíram isto. O conhecimento japonês e chinês também está cheio de histórias de criaturas que, pelos atributos especiais, foram se transformado em dragões, como exemplo temos a Carpa e Koi que pela sua perseverança em viagens e lutas, no final eram transformadas em dragões.

No nono século, o chinês incorporou o dragão em conceitos budistas e arte onde assumiu o papel de proteger Buddha e a lei sagrada de Budismo, eles passaram a serem vistos em cima de portas de templos e em paredes de tumbas, repelindo espíritos maus a imagens de dragões mais comuns são as que apareceram século 9º eles possuem um corpo longo, escamoso, os pés com garras, chifres pequenos, olhos grandes debaixo de sobrancelhas fechadas, e dentes afiados e quase sempre pintados com as cores do arco-iris.

Os olhares serpentinos do dragão conotaram mal.

Nas batalhas por toda parte os impérios romanos e gregos, os guerreiros ostentaram o emblema do dragão como um símbolo de terror, foram vistos por Vikings em seus navios, e na culturas Célticas era o emblema de poder soberano.

Onde quer que o dragão aparecesse, sua força e poder eram supremos, se usado como proteção, ou uma força para não ser superado.

Derrotar o dragão era o teste supremo de coragem humana e fortaleza são muitas as lendas de heróis da Grécia antiga que lutavam com os guardiães de lagos e portais.

Hoje nós vemos o dragão em todos seus aspectos fantásticos, divinos e monstruosos a astrologia chinesa diz que se você nascer debaixo do signo do dragão, você será um líder, embora um mandão, e em Feng Shui, quando você coloca moedas do ‘Yang ' Dragão amarrado junto com moedas do ‘Yin ' que chances de felicidades matrimoniais alcançarão alturas divinas.

O desígnio de tatuagem de dragão simboliza nobreza, magia, o poder de transformação e imaginação, perseverança, lealdade, poder e a habilidade para transcender o usual para esses que vencem os dragões do dia a dia, o dragão representa coragem, dever, honra e a frase mais nobre ao meu ver que se seguida a risca ou seja colocada em pratica no nosso dia a dia nossas vidas se transformariam, de forma surpreendente.

E quem entre nós não persegue grandes feitos que revelará o melhor de nós mesmos, se é esse o seu caso você deve se entregar ao poder extraordinário do dragão e telo como como um símbolo que marque seu corpo para eternidade.



Estrela Náutica

A Historia da estrela náutica tem fortes ligações com a estrela polar ou melhor dizendo a estrela no Norte, pois se parece com a estrela estacionaria que paira no no céu deste universo e é de fundamental referencia aos navegantes, nos quadros náuticos, a posição da Norte ou Zero Graus em uma bússola é marcado com uma estrela de cinco pontas.

Já em desenhos de tatuagens a estrela marítima retrata uma forma diferente, em sua maioria são expressões relacionadas a viagens e seus perigos, é uma forma que tem o seu significado mais expressivo no sentido ser um patuá (na linguagem tupiniquim), algo que nos traga sorte para novos caminhos na vida e que nos guiem em nosso retorno.


Fada

Fadas são a personificação de desejos humanos sempre representadas na forma de pequenas pessoas com poderes mágicos, como um desígnio de tatuagem elas podem ser símbolos da inocência jovial e ou um desejo para reter a criança que fomos um dia sempre desafiando a imaginação, combatendo o temor dos dias que se seguem.

A palavra fada, derivada do fata em " latin " tem o significado (destino), ligando-se assim a freqüentemente natureza imprevisível do presente e decepções que eles nos trazem, fazem com que a fada seja um amuleto para que nosso presente se torne estável e os inconvenientes seja banidos.

O uso de seres sobrenaturais que freqüentemente interferem nos negócios humanos o contos de fadas criou um gênero próprio, ou seja o “Conto de Fadas” que é nada mais nada menos que uma historia rica em simbolismo que desafia nosso psicológicos e nos fazem imaginar a mudança das fases da infância para maioridade quando somos crianças, embalados nesses contos temos o poder de transcender, já quando adultos esse fato se torna reverso, a presença da magia faz das fadas as favoritas das crianças e como um desígnio de tatuagem eles são um símbolo representativo de nossa mocidade, acredito que tatuando-se uma fada buscamos a criança que existe dentro de todos nós e uma também uma forma de manter viva a imagem do melhor de nossas vidas.


Fenix

Segundo a lenda, apenas uma fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.



Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípicia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

Atualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.
Simbologia

A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.

Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Os egípcios a tinham por "Benu" e estava sempre relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.


Na China antiga a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.

No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.



Ferradura

Ao contrario do que pode se imaginar, a ferradura nada tem haver com corridas de cavalo, onde a aposta e consequentemente a perda e ganho estão relacionados pois o fator sorte tem grande influencia nisso.
A ferradura tem sua ligação como símbolo da sorte, desde os tempos romanos (que foram seus criadores), ela era conhecida como amuleto do Oeste, pois possuía uma forma em “U” e acreditava-se que esta forma repelia os males, por ter sua forma associada com uma lua crescente, que sempre traz a fertilidade, assim ao longo do tempo a ferradura foi tornando-se um amuleto de sorte e vista e interpretada de varias maneiras, uma ferradura na entrada de um lar, protege seus ocupantes, apontada para baixo escoa o azar, e apontada para cima vem celebrar a sorte.


Flor de Crisântemo

Flor de Crisântemo é uma das flores mais amplamente cultivadas no mundo, a popularidade do crisântemo cresceu tal que reina como a Rainha do Outono.

Séculos de procriação cuidados e empenho de cultivadores resultaram em uma gama extensiva de cores florais, formas, e tamanhos. Hoje, as cores dessa flor incluem várias sombras de rosa, roxo, vermelho, amarelo, laranja e branco.

Esta flor nobre foi retratada freqüentemente como um símbolo de perfeição em muitas culturas.

O crisântemo foi cultivado na China para quase 2700 anos e era venerada por sua beleza e como uma erva medicinal acreditava-se que tinha o poder de vida como uma erva lendária, as raízes fervidas eram usadas como um remédio de dor de cabeça ou comido os brotos jovens e pétalas em saladas também utilizavam as folhas para uma fazer bebida festiva.

O crisântemo é um símbolo de simplicidade taoísta e perfeição. Outono é a estação desta flor, um tempo de tranqüilidade, perfeição, e abundância que seguem a colheita. Considerando que floresce direito no inverno, também pode simbolizar a habilidade para mediar entre vida e morte, entre Céu e Terra. O nome chinês antigo para crisântemo é " Chu ".


Flor de Lotus
O lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista.

As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e essa metafora fortalece a flor perfumada que desabroxa sua beleza acima da água a cada raio de sol. Este padrão de crescimento significa o progresso da alma que mesmo adversa vindo da lama materializa-se na primavera e sobrepõe-se a todas as adversidades.

Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lotus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandesa e ezuberancia.

De acordo com o Lalitavistara, "o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele."

De acordo com outro especialista, esotérico budista, "O coração dos seres é como uma lótus fechada: quando as virtudes do Buda desenvolver neles, o loto ira floresce; é por isso que Buda sempre esta representado em um lótus florescente".

O lótus é uma das melhores metáforas do budismo aparece em todos os tipos de arte budista em todas as culturas budista elas muitas vezes embelezam as artes têxteis, cerâmicas e arquitetura.

A mais importante divindade budista "Buda" é associada a lótus, por estar sentada sobre uma em plena floração ou tela em suas mãos isso aparece em algumas imagens do Buda de pé ou cada pé repousa sobre um lótus separada.
A cor do lótus tem uma influência importante sobre a simbologia associada a ela:

Lotus Branca: Esta representa o estado de perfeição espiritual e mental total pureza e proclama a sua natureza perfeita, uma qualidade que é reforçado pela cor de seu corpo.

Lotus Rosa: Este supremo do loto, geralmente reservada para os mais altos deidade. Assim, naturalmente, é associada com o Grande Buda.

Lotus Vermelha: Isto significa a natureza original e pureza do coração (hrdya). É o loto de amor, compaixão, paixão e todas as outras qualidades do coração. É a flor de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão.

Lotus Azul: Este é um símbolo da vitória do espírito sobre os sentidos, e significa a sabedoria do conhecimento. Não é surpreendente que as flores preferidas de Manjushri, o Bodhisattva da sabedoria.

Copie cole, divulgue, mas de os meus creditos.
Por Janser Tattoo
http://www.tatuagem.com.br/tattoo/significados-das-tatuagens/256-flor-de-lotus.html



Flores

Flores como desígnios de tatuagem, são o ornamentos mais que bonitos, em bonitas meninas, flores são a incorporação da natureza são símbolos concisos do ciclo de vida, procriação, morte e renascimento.



As Flores vieram representar um miríade de convicções diversas em culturas diferentes, por exemplo, no oriente, a flor de lótus tem um significação espiritual, como faz a rosa no Ocidente, o espectro de presentear com flores, pode ter importância simbólicas, tais como: branco para pureza, vermelho para paixão ou representar o sangue de Cristo entre os catolicos.

O significado da tatuagem de Flor tem um simbolismo largamente interpretado, nós encontramos isto diariamente em arte, literatura, folclore, e mitologia, o mistério e magnificência que esperam ser achado. Também é encontrado nos remédios antigos de farmacêuticos e herborista, as flores não só trouxeram alegria, felicidade e mensagens de amor, mas foram usadas para curar enfermos e encorajar morte durante a última viagem por esta vida.

Flores nos inspiraram, são sinônimos de doçura, beleza e cura, e até mesmo qualidades mais abstratas como nobreza, serenidade, e inocência são uma fonte de alegria e nos emprestaram à imaginação e fantasia da mente humana, o colorido a forma, cheiro e características sem igual deram origem a mitos miríades cujos nomes eram sinônimos de flores.

A Violeta, Jacinto, e Narciso são flores com nomes derivados da mitologia grega, por exemplo, a Violeta levou seu nome da pequena ninfa , muito amada por Zeus, para evitar o ciúme de sua esposa, Zeus colocou no campo doces violetas, e era tudo que ela se poderia comer assim ela passou a alimentar, enfeitar e perfumar os lindos campos, a Violeta modesta se tornou a favorita pelas pessoa de maior idade com seu doce perfume e folhas em formato de coração amoldadas durante os tempos medievais foram vistas como um símbolo de amor fiel, humildade e castidade, na Roma antiga, porém, a violeta era uma flor funerária e símbolo de paz até mesmo hoje, a púrpura de sua cor é um símbolo por lamentação. A Anêmona e a Papoula são as duas maiores flores associadas com morte e sono, simbolizaram os soldados caídos das duas guerras mundiais a Anêmona é caracterizada no mito de Afrodite que lamenta a morte de Adonis a flor foi concebida de suas lagrimas, fadas dormem nas pétalas fechadas da Anêmona, enquanto ao despertar as pétalas abrem-se pela manhã, enquanto o Ópio (Papoula) se tornou o símbolo de sono, já a Anêmona tem um significado diferente no folclore na idade media, quando era um símbolo de proteção contra mal.

A simplicidade natural da Margarida, campainha branca e Sino Azul inspirou os amantes, artistas, e poetas que cantaram aos elogios a elas, mas tudo levam uma advertência, ao escolher a flor a se presentear a Margarida pode ser um símbolo de inocência, ao optar pelo Sino Azul, conota a constância e amor perpétuo, mas é conhecido também para ser uma flor azarada para se escolhida igualmente a campainha branca que simboliza esperança e o retorno a vida depois do inverno longo é altamente venenosa e azarada se trazida para casa.

Flores são cada vez a mais doce arma do amante, para demonstrar seus sentimentos quando o mesmo é por algum motivo proibido expressar publicamente declarações apaixonadas de amor. Um buquê contem intenções codificadas, e rosas solitárias ficam especialmente qualificadas em um idioma secreto entre os apaixonados.

O Cravo branco, acredita-se ser um afrodisíaco, simboliza o amor, e fertilidade, e se tornou uma flor de casamento popular o cravo amarelo era reservado para rejeição, e vermelho para um coração dolorido.

Neste pequeno resumo podemos ver os tão variados significados que as flores podem ter, mas nunca se esqueça que em sua grande maioria esses significados são lendas e mitos criados ao longo do tempo, se você pretendia tatuar algum motivo e encontrou qualquer argumento que o desestimulou, faça o que seu coração deseja e ignore esses fatos pois o que algumas flores foram para Zeus, Napoleão ou Kefren, pode não ter o mesmo sentido para você, e não deixe de se ornamentar por mera ideologia figurativa.

Good Luck com sua nova Tattoo.


Golfinho

O Golfinho tem sua popularidade muito forte no desígnio de tatuagem existe uma empatia muito grande em cima desse animal, acredita-se que os golfinhos servem como nossa conexão entre o mundo dos homens, e o mundo subaquático do mar esta conexão entre o golfinho e a humanidade conduziu a grandes compreensões e inovações, como interação de golfinho e terapia.
Nadando com golfinhos ajuda as crianças a superar diversos impedimentos, a aprendizagem desafia e acalma o sofrimento de indivíduos com depressão severa ou angústia mental. Essa figura é procurada por diversas pessoas com diferentes problemas de vida, pois a suam simples imagem traduz tudo acima escrito.


Gueixa
Gueixa ("pessoa de artes") são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto. A palavra geiko é usada em Kyoto para descrever as gueixas. Gueixas eram muito comuns no século 18 e 19, e existem atualmente em menor número. Em português a grafia é Gueixa, em japonês a palavra é "Geisha" com a mesma pronúncia. Em Kansai é usada a palavra "geiko" e a palavra "maiko" é usada nos distritos de Kyoto. As gueixas não tem relação com a prostituição; porém, a palavra "geisha girl" tem, e foi usada durante a ocupação americana no Japão, denegrindo a imagem das gueixas. Na China a palavra gueixa é traduzida como "yi ji", que soa como "ji" e em chinês também tem relação com a prostituição. Mas, as gueixas entretem por meio da cultura e das tradições, não pelo sexo. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que também prejudicou a imagem delas, deturpando o conceito.

Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (oki-ya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa. Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi, lê-se "ranamáti"), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.

As aprendizes (maiko) eram, desde crianças, especiais, isto é, eram consideradas crianças muito inteligentes e de beleza rara. Elas ingressavam na oki-ya fazendo trabalhos domésticos, como limpeza das casas, lavagem das indumentárias etc, para depois, quando adolescentes, começarem seu rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa. Muitas destas crianças eram vendidas por suas famílias para estes estabelecimentos, mas, hoje em dia, a adolescente ingressa por decisão própria, não sendo muito aceita pela sociedade por isto.

Elas aprendiam as artes da dança, pintura, caligrafia, música, dicção, etiqueta, acrobacias, interpretação teatral e tinham que estudar muito, até atingirem uma perfeição, possuindo uma formação privilegiada das demais mulheres japonesas. As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que possuíam a oportunidade de alcançarem uma independência, por nunca casarem e nem terem ocupações domésticas, dedicando-se inteiramente à profissão. Outra peculiaridade é o fato de poderem ter filhos, e serão privilegiados somente os do sexo feminino, ao contrário de todo o Japão.

Além de toda a formação intelectual, elas tinham de ter uma aparência impecável: vestiam kimonos cheios de adornos, que pesavam muitos quilos, uma maquiagem que cobria todo o rosto de branco (oshiroi), usavam tamancos de madeira (zori) e tinham que estar sempre alegres e com postura delicada.

As casas onde viviam eram sustentadas por um homem rico e, muitas vezes, casado - o danna. Geralmente esta figura possuía uma gueixa como amante, mas o fato de esta ter contato íntimo com algum homem era raro.

Elas eram mulheres contratadas por homens poderosos e milionários para entretenimento e atração em festas, reuniões, jantares, e o objetivo delas era tratar seus clientes muito bem, proporcionando momentos de prazer, com boas conversas, para que este descontraísse e se sentisse inteligente. Elas os seduziam com sua beleza, dotes artísticos e encantamento. Cada momento com gueixas pode custar uma fortuna. É um mundo privado, misterioso e para poucos.


Irezumi - (Grandes Tatuagens)

Uma tatuagem tradicional japonesa (Irezumi) geralmente cobre o corpo inteiro ou, pelo menos, uma grande proporção do mesmo.
Apesar de existirem vários estilos diferentes, podemos destacar como o mais belo o estilo KAME (tartaruga) essas tatuagens estendem-se do pescoço para baixo, cerca as nádegas, os braços e tórax como se forma-se um casco de tartaruga. Quando um cliente opta por ter apenas um braço e um ombro tatuados, ele esta dentro do estilo katate-bori (desenho único do braço), no entanto, o tatuador irá se referir a ele como um katate-ochi (braço unico) indicando que o só ele terá esse ornamento, é um desenho de naipe único.

Então, iniciam a Irezumi é algo que exige um grande planejamento. Em primeiro lugar, é preciso encontrar um tatuador competente, que entenda do que esta fazendo, tanto sobre o significado da temática, como conhecimento técnico na arte da tatuagem.
Uma vez que um desenho é escolhido, o esquema será desenhado exclusivamente para o cliente.

O processo completo de recepção de uma irezumi pode levar até um ano ou até mesmo vários anos quando o cliente vai voltar todos os meses ou quando o tatuador tiver agenda disponível, e o cliente tenha tempo e dinheiro para tanto, cada sessão leva em media duas horas e irá durar várias horas, é um processo moroso e dispendioso. Normalmente ao longo da tatuagem, irá formar um vínculo entre o tatuador e o cliente, clientes muitas vezes voltam a visitar e trazerem amigos que ficaram encantados com a obra apresentada.

Assim que for concluída a tatuagem, o cliente que possui a tatuagem passa a ser não mais cliente mas sim uma obra artística minha.

Não há dúvida, que uma vez concluída, uma irezumi é uma obra de arte, bem como o respeito que se deve ter por esse trablho é diferenciado dos trablhos que excuto no meu dia a dia.

Com o crescimento da tatuagem e o crescimento da multimídia, tais como a Internet cresceu o interesse em irezumi, e esse estilo que é uma das demonstrações da arte da tatuagem mais conhecidas e belas, e que muito tempo ficou estigmatizada por ser o estilo dos Yakusas (Mafia Japonesa) esta hoje novamente voltando ao cenário, e de maneira crescente, vejo cada vez mais pessoas buscando esse estilo, procurando se interar a respeito da cultura e significados que esses motivos trazem com sigo, são estilos únicos que tem ligação com a vida das pessoas, ou simplesmente contam alguma historia que encantam pelo simples miríades.


Kannon

Uma da muitas interpletações sobre Kannon:

Kannon no Bodhisattva do budismo mahayana. A tarefa do Bodhisattva é de apoair os seres humanos na sua iluminação.



O Bodhisattva cumpre várias tarefas diferentes. Kannon é o Bodhisattva de simpatia e de compaixão. No Japão Kannon é representada por uma mulher, normalmente em cima de um dragão, enquanto que na Índia, o país de origem do budismo, Kannon é representado por uma figura masculina (Fudô Myôô).
Os mais populares desenhos Myôô como motivo de uma tatuagem é o Fudô Myôô, ele também é considerado o guardião do inferno e é sempre apresentado com uma corda, a qual ele amarra todo o mal, e uma espada, com a qual ele luta contra os inimigos.

Caso alguem com mais entendimento a respeito do simbolismo mitologico sobre o Kannon e puder acrescer ou corrigir algo que esteja errado, deixe um comentario, agradeço antecipadamente

Libélula

A libélula, como a fada e tatuagem de borboleta é um desígnio de tatuagem extremamente popular para mulheres esse desígnio pode ser um segredo sensual pequeno ou um tributo ao grande espírito selvagem e livre que a libélula representa a libélula é o poder de luz a libélula habita dois reinos: ar e água e passa a influência de ambos elementos.
A imagem da libélula reluz o poder criativo da imaginação vivendo em uma aura de fantasia, a libélula tremula a asas, assim inspiram esta proxima de fadas e borboletas; bolhas e flocos de neve. Dentro dessa visão ainda a libélula se juntou a cultura da tatuagem. Desenhos de tatuagem de libélula estão representadas, pousandas em todos lugares - em braços, tóraxes, quadris e tornozelos.

Diz uma lenda que capturar uma essa criaturas encantada em jarros, copos ou redes, e fazer um pedido ele era atendido assim muitas pessoas decidiram os capturar eternamente em no recipientes de carne. Azul, verde, ou violeta; rosa, prata ou dourado; a libélula se provou uma figura contemplativa para o mundo da arte no corpo.

As libélulas se emprestam a tantos outro pensamento, idéias e associações que é quase fútil limitar as possibilidades para um desígnio de tatuagem de libélula. Qualquer cor da que você goste seria apropriada: verde de esmeralda, azul céu, tom de cinza, lilas, você quem decide isso.

Adicionalmente, não são limitadas libélulas somente a mulheres, em astrologia americana nativa, ou a astrologias das tribos indígenas, há uma convicção forte que cada pessoa tem um totem um espírito animal que serve como os guardiães dela e guiam por certas fases de vida. O espírito de libélula significa você tem que fazer um esforço para expressar suas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente.

O espírito de libélula é a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento a comunicação do mundo elementar. Seu medicamento para os seus hábitos que precisam mudar você pode mutar-se em libélula para se guiar pelas névoas da ilusão para uma transformação positiva.


Lotus e OM - Perfeição e Sensibilidade
Perfeição e Sensibilidade

O lótus é uma flor, símbolo recorrente no Budismo, que representa perfeição; suas oito pétalas simbolizam os oito níveis de consciência, que quando alcançado com plenitude permiti se ter um melhor conhecimento interior e assim enteder o significado das vibrações do espaço. Já o OM, é uma é parte do processo, do mantra de que tudo foi gerado, o qual tem início a partir de baixo de nosso corpo, na área da nossa barriga, passa por nossa garganta essas vibrações ao pronunciá-la “ONNNNNN” suas vibrações atingem o do topo da nossa cabeça e purifica nossos pensamentos e contemplações, para restabelecer a nossa consonância com a essência do nosso mundo.


Máscaras Hannya

Ao contrário do que possa parecer o Hannya ou as máscaras como as chamamos, nada tem a ver com o Diabo e Satánas.
Existe um conceito de um inferno, no budismo japonês, em que Hannyas na vida terrestre são monstros. São os confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio em que podem transformar homens e mulheres nesses terríveis monstros. A Hannya é apenas um exemplo dos muitos tipos diferentes de máscaras utilizadas pelos atores do tradicional teatro japonês estas performances são muito utilizadas na representações das histórias tradicionais e bem conhecidas, em todo o oriente, desenvolvida no Japão durante o século 14, as máscaras são utilizadas para transmitir a identidade e o humor dos vários personagens, que são aproximadamente oitenta as diferentes histórias. A máscara Hannya é especificamente utilizadas para representar uma mulher vingativa e invejosa, pois sua raiva e inveja a consumiu de forma que ela se transformou em um demônio, mas com alguns importantes vestígios da humanidade que ainda lhe resta . A Hannya é representada por uma face com chifres, grandes olhos, dentes pontiagudos, combinados com um olhar de puro ressentimento o ódio é representado pela expressão de sofrimento em torno dos olhos e das vertentes do cabelo que sempre esta representada de uma maneira desordenada, demonstrando assim a sua paixão desvairada. Quanto mais violenta e colorida for a personificação da face, na composição do desenho para tatuagem, mais pode se extrair das emoções do personagem. A Tatuagem consegue retratar muito bem e tirar o máximo dessas fantasiosas e cativantes imagens, porem para que ela tenha uma harmonia perfeita não devem ser tatuadas muito pequenas pois os detalhes de expressão como cito acima não podem ser impressos na confecção do trabalho, assim ela perde totalmente a caracterização de seu significado tão importante como é as mascaras de Hannya.
A mais conhecida história de um demônio Hannya é a da jovem garota Kiyo Hime . Seu pai era proprietário de uma harborage (espécime de pousada construída sobre as águas), no qual um monge parava ali todo ano. Ao longo dos anos Kiyo Hime desenvolveu uma profunda paixão por esse monge, porem esses sentimentos não poderiam ser devolvidos por ele. Uma noite Kiyo Hime confessou seu amor a ele e ele tentou dissuadir o seu afeto. Mas ela não pode esquecê-lo e continuou a persegui-lo com grande persistência. Finalmente depois de que todas tentativas tinham sido frustradas, seu amor apaixonado por ele se transformou em um profundo ódio, e ela envergonhada decidiu fugir, encontrando refúgio em um convento próximo, por ela esta transformada em uma Hannya, com corpo de serpente que guspia fogo, os padres resolveram a cobrir com um grande sino e sua respiração flamejante com o tempo foi derretendo o sino e causando-lhe uma morte lenta e dolorosa.

Obs: Acredito que agora diante do conhecimento o que é a Hannya, muitos irão começar a tatuar em homenagem a antigas paixões, que conseguiram fazer da vida um inferno, rsrsrs.

Respeite minha obra, no mínimo coloque os créditos caso utilize-se deste texto.

Por Janser Tattoo



Numero 13

O numero treze é o símbolo relacionado a sorte e azar mais conhecido, e que tem as opiniões mais divididas em quantos muitos o acham como um símbolo de azar outros tantos o tem como amuleto de sorte, os asteca consideravam o numero treze como um numero fundamental para o ciclo de seu calendário.
Em outras culturas foi considerado como azar, e foi dados inúmeros exemplos para explicar isso, o mais importante nesse símbolo se é de azar ou sorte é de quem acredita se você o tem como um símbolo de azar, toda vez que algo não favorável acontecer você vai encontrar algo relacionado a ele, já se acredita que lhe traz sorte sempre que algo de bom lhe acontecer sempre vai pensar nele, assim é mais fácil relacionarmos este símbolo como um numero de sorte do que azar, até mesmo porque azar não existe o que existe é falta de sorte!



O que da Sorte ou Azar?

Se você crê que a tatuagem esta relacionada em interferir em seu destino saiba que a arte da tatuagem talvez seja a maneira que mais sintetiza as variantes relacionadas a sorte, é representada da mais variadas formas, trevo de quatro folhas, dados, ferradura, estrela náutica, etc, por isso deve haver alguma ligação com o desenho e você ao se decidir tatuar, pois você levara esse símbolo permanentemente a toda hora e para todos os lugares.


Exemplos:

Os símbolos de sorte são relacionados diretamente a culturas das quais elas são derivados, cristãos relacionam a relíquias religiosas, os muçulmanos às vezes levam versos do Al Corão, os egípcios usaram escaravelhos, os indígenas carregam amuletos naturais de dentes animais ou garras.

Na China, os números 6, 8, e 9 são considerados afortunados (porque eles soam com palavras que têm conotações positivas) enquanto em outras culturas, predomina o número 7.


Old School Tattoo

Old School Tattoo como são conhecidas, foram praticadas anterior a era da tatuagem moderna, digo anteriormente a década de 70, as características da velha escola ou (Old School ), são tatuagens geralmente bastante simples com desenhos ousados e contornos simples, algumas das imagens mais populares do Old School Tattoo são símbolos da marinha e das forças armadas, imagens do sexo feminino, corações e desenhos com "fitas" (pergaminhos) em torno de um lema, nome ou data especial.

Old School Tattoo esta sendo redescoberto por toda uma nova geração de amantes tatuagem, o seu berço foi Chatham Square em Nova York, Samuel O'Reilly veio de Boston e montou sua loja neste endereço, ele tinha um aprendiz chamado Charlie Wagner que após a morte de O'Reilly em 1908, Wagner abriu um negócio com Lew Alberts, Alberts era hábil como desenhista de papel de parede, assim e ele transferiu essas habilidades para o desenho de tatuagens.

Embora a tatuagem estivessem em declínio na popularidade em todo o país, em Chatham Square, ela floresceu era comum os tatuadores tatuarem sua esposas pois era a única maneira de mostrar o melhor de si, elas desempenhavam o papel de mostruário vivo sempre acompanhada de seus maridos causavam espanto e admiração na população e ajudava a estigar o desejo que todos tinha em ostentar uma tatuagem. Nesta época sugiu também a tatuagem, cosmética tornou-se popular corar bochechas, lábios delinear os olhos. Com a 1º Guerra Mundial, tatuagens tornaram-se ícones bravura e tempos de guerra.
Na década de 1920, com a proibição e, em seguida, a depressão, Chatham Square tornou impopular. O centro das tatuagem mudou-se para Coney Island em todo o país, tatuadores abriam lojas em áreas em que iriam ser aceitos, ou seja, cidades com bases militares por perto, especialmente bases navais as tatuagens eram conhecidas como marca de viagem facilmente você poderia dizer que uma pessoa tinha sido ou por onde tinha andado por suas tatuagens.

Após a segunda guerra mundial, as tatuagens se tornaram ainda mais denegridas pelas suas associações com Marlon Brando, um tipo juvenil de motociclistas infrator as tatuagem tinham pouco respeito na cultura americana, e para piorar, em 1961 houve um surto de hepatite e as tatuagem foram enviada ainda mais para clandestinidade.

Embora a maior parte da lojas possuíam esterilização das máquinas e material, algumas delas reutilizavam o material. Os jornais relataram histórias de envenenamento do sangue, hepatite e outras doenças a tatuagem caiu em descrédito. Inicialmente, o governo da cidade de Nova York deu as tatuagens uma oportunidade para formar uma associação e de auto-regulação, mas tatuadores por serem independentes , não foram capazes de se organizarem. O procedimento de tatuagem passou a ser caso de saúde publica e passou a ser proibida o código de violação entrou em vigor e as tatuagens e lojas em Times Square e Coney Island foram fechadas.


Por um tempo, foi difícil obter uma tatuagem em Nova York tatuar tornou-se ilegal e tatuagens tinha uma terrível reputação associadas com o under groud. Muito poucas pessoas quiseram tatuar-se em seguida, mas ao longo dos anos isso mudou completamente e hoje a tatuagem ocupa o status de “Arte Viva” criando conceitos, mudando de estilos de acordo com sua contemporaneidade, foi se a era do Old School Tattoo,passou a dos tradicionais, tribal, Biomecânica , recentemente a do New School a tendência hoje é Oriental e Maori, mas todas sobrevivem ao tempo e estão disponíveis a quem melhor se identificar.




Olho de Horus

Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.

Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.

O Olho de Hórus e a serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. Este símbolo aparece no reverso do Grande selo dos Estados Unidos da América,sendo também um símbolo freqüentemente usado e relacionado a Maçonaria.

O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.

O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.

Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde.



Sakura ou Flor de Cerejeira

A Flor de cerejeira no Japão (sakura) é considerada uma metáfora para vida, um sumário, florescendo brilhante que seguidamentesem nunca falhar sempre antes do outono inevitável.





A Flor de cereja é um símbolo de beleza feminina e sexualidade, adicionalmente, a flor de cereja também é o símbolo chinês que simboliza o amor, é amplamente usado no "moku hanga" uma arte japonesa tradicional que data muitos séculos atrás, e tambem freqüentemente usadas em tatuagens que retratam contextos orientais.

O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no Bushido, o código do samurai, que leva a flor de cerejeira como seu emblema. O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento, esta é a morte perfeita para um verdadeiro guerreiro que viveu com consciência constante e aceitação da filosofia "Samurai" e a natureza transitória de existência. A essência de Bushido, ou o Estilo Guerreiro, o verdadeiro Samurai vive aprendendo diariamente. O lema de um samurai é, " Este é um dia bom para morrer ". A flor de cerejeira como desenho de tatuagem é uma lembrança poderosa de que a vida é passageira e nós temos que viver o presente e temos que apreciar todo momento nos despertando, pois isto pode ser nossos últimos momentos.


Samurai
Tatuar um samurai representa estar em acordo com os 10 mandamentos dos Samurais, levar consigo para o resto da vida esses ensinamentos, sintetizados em sua Imagem, vejam quais são:


1) Os quatro G's
Giri significa 'obrigação, dever, justiça' um forte laço que une as pessoas. Gisei exprime 'sacrifício' e representa a dedicação ao trabalho, mesmo afastando-se da família, temporariamente. Gaman quer dizer 'tolerância, perseverança, resistência', é agüentar o que às vezes pode parecer insuportável. Gambaru exprime 'esforço, persistência', a capacidade de se envolver de forma profunda e determinada, manter-se firme e forte.

2) O Ken (visão) e o Kan (conhecimento)
Através da visão do futuro, clara e significativa, a pessoa pode vislumbrar melhor suas possibilidades, que, junto com o conhecimento do contexto e dos detalhes, ajudam a tomar as decisões mais sábias.

3) Melhoria contínua (kaizen)
O samurai está sempre treinando e buscando a perfeição para ser um guerreiro melhor hoje do que foi ontem.

4) Desprendimento (Mu)
O desapego tem fortes raízes na cultura Zen budista que influenciou o Bushido. Os interesses do grupo devem prevalecer, não do indivíduo.

5) Caráter
Outro princípio filosófico que o Bushido importou do Zen foi a idéia de que o trabalho deve ser visto como uma forma de engrandecer o caráter.

6) Atitude mental (Mushin)
O código dos samurais diz: 'É difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo'. Todo o treinamento se concentrava no autoconhecimento que gerava autoconfiança e a decorrente segurança nas decisões em momentos de crise e dificuldade.

7) Confiança (Amae)
Por natureza, o samurai acredita, em primeira instância, que as pessoas, de uma forma geral, são boas e honestas. O pressuposto básico que permeia todo início de relacionamento é a confiança. Compartilhar refeições, trocar presentes, participar de fases da vida são formas de construir o 'amae'.

8) Habilidades escondidas (Ude)
Ao contrário da cultura ocidental, na oriental é comum manter-se escondido mostrando um perfil modesto, restrito, contido e reservado, sem vangloriar-se ou exibir-se gratuitamente, deixando para revelar suas mais importantes forças no momento apropriado e de forma estratégica.

9) Intuição (Haragei)
Entre os samurais, esta característica é fundamental aos seus instintos. Haragei significa 'pensar com o estômago' e era um dos traços que famosos empresários japoneses como Konosuke Matsushita, Soichiro Honda ou Akio Morita compartilhavam. A observância a detalhes, a visão holística, o conhecimento tácito e a disciplina constante na educação fazem parte deste treinamento.

10) Harmonia (Enman)
Das artes marciais à cerimônia do chá, da culinária às manifestações artísticas, tudo o que permeia a cultura japonesa contém elementos que se traduzem em equilíbrio, harmonia. Nos negócios, a paciência é uma virtude que se traduz em longas rodadas de negociação e a busca da compreensão da posição do outro ajuda a encontrar soluções.


Tigre

O Tigre precisa de uma audiência inteligente, pois adora estar entre pessoas que o estimulem a ser perfeccionista e a exibir toda a sua popularidade. Detesta, porém, repartir essa audiência com outra pessoa e, caso tenha alguma concorrência na exclusividade da atenção, sabe muito bem como se impor e se sobressair.


O convencional e a rotina não agradam aos nativos desse signo, que está constantemente procurando renovar, reformar ou reformular, desde que consiga impor a marca da sua originalidade.

Não se contentam com as meias-verdades. Para eles, a vida é um constante desafio na busca da verdade absoluta que, por ser uma meta inatingível, determinam o padrão de exigências que eles são capazes de impor a si mesmos.

As novidades exercem um fascínio muito grande sobre o espírito do Tigre, que está constantemente querendo mudar as coisas e as pessoas ao seu redor. Isso provoca alguns conflitos no seu relacionamento com as pessoas, principalmente com o sexo oposto.

No campo amoroso, o sexo é visto como um complemento, nunca como uma prioridade em si mesmo. Tentando impor suas idéias, o Tigre acaba complicando seus relacionamentos, por não ceder ou fazer a sua parte.

Uma de suas grandes virtudes, no entanto, é a capacidade de percepção aguçada, que o faz reconhecer suas próprias falhas e assumir a postura correta, desde que devidamente convencido disso. Preocupado com o futuro, pode parecer, algumas vezes, um tanto interesseiro e desleal, mas tudo que faz tem uma razão de ser, pois há nele uma forte vocação humanitária.



Se você se enquadra no perfil acima e curte a imagem do Tigre esta ai um motivo significativo para ter esse adereço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário